Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Portagens mais baratas do que previsto na variante sul de Bragança da auto-estrada transmontana

Os preços das portagens no primeiro troço de auto-estrada em Bragança vão ser mais baratos do que os valores anunciados pela concessionária auto-estradas XXI, divulgou hoje a Estradas de Portugal (EP).
Em nota enviada à agência Lusa, a EP esclarece que os valores das taxas  de portagem a cobrar são de 60 cêntimos para os veículos de classe 1, de  1,10 euros de classe 2, de 1,40 euros de classe 3 e 1,55 euros para os da  classe 4. 
Os preços agora divulgados correspondem a menos cinco cêntimos nas primeiras  três classes e dez cêntimos na última em relação aos valores que estavam  afixados nas placas informativas da auto-estrada. 
O troço em causa abriu ao trânsito à meia-noite e corresponde à variante  sul de Bragança que faz parte da auto-estrada transmontana. 
A abertura tinha sido anunciada pela concessionária para as 12h00 horas de hoje, mas não foi autorizada pela Instituto Nacional das Infraestruturas  Rodoviárias (INIR) e pela EP por ser necessário proceder "a pequenas correções".
A concessionária efetuou as correções exigidas e no final da tarde chegou  a autorização do INIR para a abertura ao tráfego. 
Com a entrada em funcionamento deste troço, Bragança deixa de ser o único distrito do país sem um quilómetro de auto-estrada. 
Os nove quilómetros deste troço são portajados "sem possibilidade de  pagamento manual no local", como realça a EP, já que a cobrança é feita  através de um sistema eletrónico que obriga à aquisição de um dispositivo  ou ao pagamento até cinco dias depois da utilização da via nos CTT ou lojas  'pay-shop'. 
O troço portajado tem instalado apenas um pórtico de cobrança em um  dos três nós, o das Cantarias, o que permite aos automobilistas contornarem  o sistema de leitura das matrículas e circularem em toda a extensão da auto-estrada  sem pagarem portagem. 
Os automobilistas têm também como alternativa a variante norte de Bragança,  correspondente a 17 quilómetros que ficam do atual IP4 sem custos para o  utilizador. 
A variante sul da auto-estrada transmontana representa um investimento  de 30 milhões dos 550 milhões de euros que vai custar a rodovia em toda  a sua extensão de 130 quilómetros entre Vila Real e Bragança. 
A conclusão deste lanço segue-se à abertura, sexta-feira, de oito quilómetros  entre Vila Real e Justes, com um custo de 21 milhões de euros. 
A auto-estrada transmontana foi adjudicada em Dezembro de 2008 ao consórcio  liderado pela Soares da Costa e destina-se a substituir o IP4 por um perfil  mais seguro. 
A conclusão está prevista para final de 2012, mas ainda este ano deverão  abrir ao tráfego novos troços, nomeadamente 13 quilómetros entre Lamas de  Orelhão e Mirandela Nascente, totalizando 40 quilómetros de auto-estrada  operacionais, segundo dados da EP. 
A denominação que os automobilistas vão encontrar nas placas informativas  é A4, já que a via corresponde ao prolongamento da auto-estrada que já liga  o Porto a Amarante e que vai chegar até à fronteira com Espanha, em Quintanilha  (Bragança). 

Sem comentários:

Enviar um comentário