Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Não há placas a identificar Bemposta no IC5

A população de Bemposta, no concelho de Mogadouro, está revoltada com a Ascendi, a empresa que está a construir o IC5, por não ter colocado qualquer placa de sinalização da localidade no troço que liga Mogadouro a Miranda do Douro.Zélia Silva, uma das habitantes, diz que as mais-valias da aldeia merecem que a maior freguesia do concelho tenha sinalização naquele itinerário.  “Nós somos a maior freguesia do concelho e somos fronteira com Espanha” refere, salientando que “temos uma barragem, uma central hidroeléctrica, temos alguma industria, uma cooperativa, um lagar de azeite, uma serralharia, uma carpintaria, um hotel vários cafés, restaurantes e lojas. 
Por isso também temos direito ao nosso valor”.Rita Falcão, natural de Bemposta mas residente no Porto, é outra voz de protesto.Diz que gostaria de recomendar a região a amigos, mas com esta falta de informação a acessibilidade está dificultada.“Eu já lhes tinha dito para esperar por 2012 até que a estrada esteja toda construída mas só que com este tipo de sinalização, independentemente de as vias estarem a funcionar ou não, eles não vão saber onde é Bemposta” refere, acrescentando que esta situação “é prejudicial para o turismo desta zona”.Zélia Silva diz mesmo que esta falta de sinalização é uma estratégia para obrigar os automobilistas que querem ir para Espanha a passar por Miranda do Douro.“No IC5 há duas fronteiras: a de Bemposta e a de Miranda. A partir do momento em que esta não está sinalizada, as pessoas que não conhecem vão por Miranda ao verem as placas de Espanha são encaminhadas para ali e nós ficamos a perder” refere. “Nos não queremos o mal de Miranda, apenas queremos o nosso direito pois isto é uma questão de justiça” realça. Além disso, “a partir do momento em que as obras da auto-estrada transmontana estiverem concluídas, que será portajada, nós poderemos ser uma alternativa” lembra. 
O presidente da junta de freguesia de Bemposta garante que já entrou em contacto com a Ascendi a dar conta da situação e que a empresa terá reconhecido que houve um lapso.
Apesar das várias tentativas não foi possível chegar à fala com os responsáveis da obra, mas o autarca adianta que em breve será colocada a sinalização.“Quando tivemos conhecimento que as placas indicativas de Bemposta não tinham sido colocadas de imediato entrámos em contacto com a Ascendi e reconheceu que não foram colocadas por lapso e comprometeu-se a repor a situação dentro de 20 dias” revela António Martins.
Segundo o autarca o projecto de sinalização do IC5 não foi posto à consideração da câmara de Mogadouro, situação que poderá ter causado este problema.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário