Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos, cada vez mais, trocam livros pelas novas tecnoclogias

As novas tecnologias afastam os alunos da leitura. Quem o diz é Albino Falcão, professor de Português na Escola Augusto Moreno, que lançou, ontem, um livro de contos infanto-juvenis para incentivar os alunos a ler mais. O professor afirma que os estudantes são muito influenciados pelas novas tecnologias e põem a leitura e a escrita em segundo plano.
“Eu acho que eles estão habituados às novas tecnologias e o escrever e ler está em segundo plano. Por isso, julgo que é uma boa hipótese e ao que parece eles gostam deste tipo de literatura e está a ter um efeito positivo. Sem dúvida que hoje em dia os alunos se viram mais para os computadores do que para os livros. Depois há outra coisa que também é prejudicial, que são os telemóveis e os sms, a gente nos testes encontra aquelas abreviaturas que eles usam nos telemóveis”, constata o professor.
Para ir de encontro aos gostos dos jovens, a biblioteca da Escola Augusto Moreno já disponibiliza material em formato digital. A coordenadora da biblioteca afirma que a escola tem 12 computadores disponíveis para os alunos. Elisa Ramos salienta, ainda, que a biblioteca tem um blog e página do facebook para que os alunos possam interagir com a biblioteca através das novas tecnologias.
“Hoje a leitura já não se faz só no suporte livro, embora nós saibamos que o suporte livro é ainda o mais procurado. Contudo nós temos à disposição dos alunos recursos informáticos bons e suficientes. Temos 12 computadores que estão permanentemente disponíveis. Através do computador podem aceder aos recursos mais modernos, como o facebook, a biblioteca tem uma página no facebook, temos um blog, onde estão reunidos também um conjunto de recursos e partilha de actividades entre turmas e temos também uma página com conteúdos para as várias disciplinas”, enumera Elisa Ramos.  
Entre os alunos as opiniões dividem-se, mas muitos dizem que conseguem conciliar os jogos de computador com a leitura.
“Gosto de fazer várias coisas nos computadores, mas também gosto de ler. Sim consigo conciliar as duas coisas”, afirma Matilde Barros, de 11 anos.
Durante este mês a Escola Augusto Moreno desenvolveu várias actividades ligadas à leitura para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário