O bispo da diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, acaba de lançar o seu quarto livro.
A apresentação decorreu na passada quarta-feira no Auditório da Junta de Freguesia da Sé, em Bragança, numa cerimónia que o prelado confessou nunca ter desejado, mas que acabou por aceder.
“O Bispo, servidor da Esperança” é o título da obra, onde propõe temas de reflexão aos bispos de Angola e S. Tomé sobre a vocação e missão do bispo. “Este livro está centrado sobretudo na figura do bispo como servidor da esperança tal como o título indica e a proposta de viver a missão como profecia”, refere D. José Cordeiro, explicando que “a partir de toda a grande tradição da Igreja e no seu grande depósito da fé e da sucessão apostólica o objectivo é traçar um novo rosto para a figura do bispo”.
“Não é uma invenção minha mas antes a partir de todos os documentos da igreja e de toda a reflexão teológica a intenção é esboçar a figura do bispo para o hoje” afirma, salientando que “embora tenha sido pensado para os bispos de Angola e de S. Tomé e Príncipe, serve para todos os bispos do mundo e também a mim”.
Uma obra que foi escrita antes de ser ordenado bispo de Bragança-Miranda e acabou por revelar-se de extrema utilidade. “Escrevi-o com o rigor próprio de um livro científico. São dez temas propostos à reflexão dos bispos sobre a vocação e a missão do bispo”, afirma D. José Cordeiro. Por isso “é um desafio também para mim, porque não pensava que poderia cair sobre mim, mas são os desígnios de Deus e depois tornou-se mais fácil para aceitar o convite que me foi feito para este ministério episcopal” salienta.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário