sexta-feira, 5 de abril de 2024

Os Visionários...Vulgo, Tontinhos

 Há 40 e tal anos atrás, em Bragança, havia uma dúzia de rapazes que, também bebiam uns copos e que também gostavam de se divertir e namorar. MAS, que também diziam e faziam umas coisas engraçadas e que davam para rir, principalmente por chegarem a casa sempre sujos, ou quase imundos.
Chamavam-lhes tontinhos, maluquinhos, líricos...não têm mais que fazer.
Outros chamavam-lhes cabeludos, outros chamavam-lhes fundamentalistas, outros nem lhes chamavam nada porque serem cabeludos já era mal que chegasse.
Uns não entendiam, outro sentiam-se incomodados. Mas esses rapazes e sei do que estou a falar, estavam-se literalmente "nas tintas", para essas opiniões dos "engravatados".
Esta dúzia de rapazes falavam de coisas que não interessavam a ninguém. Do tipo...é preciso e imperativo preservar a natureza, (o termo biodiversidade ainda não se utilizava), devemos legar às gerações futuras um planeta, no mínimo, com a qualidade que tinha quando nós chegámos. Só diziam parvoíces. Líricos.
Colocavam ninhos artificiais, faziam recenseamentos de espécies animais, utilizavam binóculos ao invés de espingardas e pescoçeiras, faziam anilhagem..., levavam para casa animais feridos, pela insensibilidade dos "outros" e tratavam-nos como se tratam os bebés e, ficavam até de madrugada, a fazer boletins informativos em serigrafia a expensas próprias..., já faziam uma espécie de autocolantes que lá iam distribuindo como podiam e com critério, o dinheiro era escasso, limpavam as margens e os leitos dos rios...TONTINHOS.
Passadas umas décadas, os tontinhos verificam que, as parvoíces que diziam e que serviam de chacota aos ilustres... fazem agora parte dos grandes debates da humanidade. Fazem parte das políticas dos governos de todo o mundo, das autarquias locais, pelo menos na teoria, fazem parte dos programas dos partidos políticos, fazem parte das prioridades da ONU e de todas as organizações internacionais.
Surgiram entretanto milhares, milhões de ONGs na área do ambiente. Estas parvoíces fazem parte dos curriculos escolares, com doutoramentos na área, estas parvoíces...AFINAL, não eram parvoíces assim...TÃOOOOO GRAAAANNNNDEEEES.
Valeu a pena?
Tudo vale a pena se a alma não é pequena...
A LUTA CONTINUA!
Só o futuro é que poderá dizer se uma luta foi, ou não, inglória, por isso e na dúvida, vale sempre a pena lutar por convicções.

Assina: Um dos parvos. O que está a fixar o ninho.

HM

1 comentário:

  1. (...) Meu caro Senhor, digno titular deste blog, quando lanço um olhar retrospectivo sobre; e/ou (à cerca de...), permita-me a imodéstia, da evolução da Humanidade, parece-me que o "Programador Mor/Criador - quiçá, Deus" quando lança algumas das suas criaturas "às feras" prematuramente, lá sabe (como sempre!...) o que pretende e, como é suposto os desígnios d'Ele são insondáveis. Os actos dignos de relevo, (desses prematuros...) (quase!...) nunca foram reconhecidos pelos que eram néscios e, seus contemporâneos. No entanto, sem a audácia dos "pioneiros" não teríamos chegado ao nível do desenvolvimento científico e tecnológico actual. Infelizmente nas questões civilizacionais e de concórdia humana continuamos nas "trevas", se os detentores das decisões nucleares não tiverem juízo, como disse Einstein: "não sei como será a III Guerra Mundial mas, a IV voltará a ser com paus e pedras". Boa saúde para todos.

    ResponderEliminar