Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Mogadouro quer transformar 11 antigas escolas em alojamentos turísticos

 O município de Mogadouro vai dar novo uso a 11 antigas escolas primárias do concelho e transformá-las em alojamentos turísticos, sendo que as primeiras quatro já têm financiamento de 800 mil euros, disse hoje o presidente da câmara.

“O nosso objetivo passa por recuperar todos os edifícios das antigas escolas primárias do concelho que estão desativadas e transformá-las em alojamentos turísticos do tipo T2. O concurso para a recuperação das primeiras quatro já foi lançado e tem uma dotação de 800 mil euros, estando o projeto em fase avançada de adjudicação”, avançou à Lusa António Pimentel.

De acordo com o autarca social-democrata do distrito de Bragança, o financiamento para esta primeira fase de recuperação de 11 das cerca de 50 escolas é proveniente do programa Portugal 2030, destinado à recuperação de edifícios.

“À medida que houver financiamentos disponíveis ou dinheiro próprio avançaremos ainda nesta para fase para a conclusão das restantes oitos escolas, já que os projetos estão concluídos”, vincou.

Segundo António Pimentel, a ideia passa por recuperar os cerca de 50 edifícios das antigas escolas, construídas durante o Estado Novo, e dar-lhes dignidade e uma nova utilidade às que estão abandonadas ou entregues a coletividades em várias aldeias do concelho.

O autarca acrescentou que cada escola comporta alojamentos de tipologia T2, o que vem trazer ao concelho um maior número de quartos para fins turísticos.

“Traduzindo: se forem recuperadas agora 11 escolas, o concelho fica com 22 apartamentos T2, com mais de 40 quartos disponíveis”, contabilizou.

Depois de concluída esta fase de intervenção, o município de Mogadouro pretende entregar à iniciativa privada a gestão destes novos equipamentos turísticos.

O concelho de Mogadouro dispõe de três antigas escolas já transformadas em alojamentos turísticos em Peredo de Bemposta, Urrós e Valverde.

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário