Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

terça-feira, 28 de maio de 2024

“ESTAMOS NUM PERÍODO DRAMÁTICO QUE SE NADA FOR FEITO AGORA NÃO VAI SER POSSÍVEL FAZER NO FUTURO”

 Pedro Rego, colaborador da Rádio Brigantia, fez parte da produção do documentário [R]- Reciclagem em Portugal. É licenciado em Educação Física e foi professor na área, mas a instabilidade profissional, fizeram-no entrar, em 2012, a 100% no mundo da fotografia, abraçando uma nova vida. Admite que foi um “acto de fé” e com “dose de coragem”, mas que lhe valeram várias distinções e agora a participação num documentário que está a ser transmitido no canal Odisseia.


Numa entrevista ao Jornal Nordeste falou de uma profissão que diz não ser “fácil” e que é preciso “perseverança”, mas também do que aprendeu com a produção do documentário, alertando para as alterações climáticas

Como surgiu a oportunidade de participar neste documentário?

Em meados de 2015, já eu estava na área da imagem, na parte da fotografia, lancei-me à aventura, que será a aventura que marcará mais a minha vida, que foi um projecto audacioso de fazer trabalhos em outros lugares do mundo, uma pesquisa sobre as alterações climáticas. Este assunto teve um impacto grande na minha vida, porque tinha sido um ano muito mau relativamente ao degelo no Árctico e colocou em perigo o urso polar e o urso polar é o meu animal preferido. Sempre tive o sonho de ir ao Árctico e ver um urso polar ao vivo. Nessa altura delineei um projecto de vida para fazer trabalho sobre as alterações climáticas, ecossistemas em perigo e animais em perigo de extinção. Consegui fazer esse trabalho no Árctico e enquanto o estava a fazê-lo questionei-me porque não aproveitava também para fazer vídeo. Então comecei a estudar vídeo, acabei por comprar uma máquina mais dedicada para vídeo, fui para o Árctico e fiz trabalho de vídeo e fotografia. Isso abriu-me uma nova porta profissional na vida que é o trabalho também na realização de histórias documentais sobre a natureza, alterações climáticas ou ecossistemas. E começou assim uma nova aventura. Em 2020 comecei o processo de fazer este documentário sobre a reciclagem em Portugal, na altura sobre o mote dos 25 anos da reciclagem em Portugal e o objectivo deste trabalho seria verificar o que já estava a ser feito ao longo de tantos anos, se a reciclagem estava a ser feita, se a população os compreendia os R’s da reciclagem, se estavam a ser cumpridos e assim nasceu o [R] - Reciclagem em Portugal.

Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário