Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Promoção da gastronomia brigantina a nível internacional é um desafio que o município quer ganhar

 A Câmara Municipal de Bragança vai recandidatar a proposta à rede de cidades criativas da UNESCO, concretizada em 2023, que reprovou na classificação final. “Subiu todo o patamar. Fez tudo bem, mas foi reprovada em Paris. Não vamos baixar os braços. Estamos numa altura de afirmação. Este encontro gastronómico é também uma afirmação no plano nacional e internacional”, adiantou o presidente do município brigantino, Paulo Xavier, à margem das celebrações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, que decorreram pela primeira vez em Bragança, e que entre sexta-feira e domingo, juntaram dezenas de confrarias, chefes e gastrónomos.


O autarca revelou que em 2025 será apresentada uma nova candidatura àquela rede para fazer novamente todo o percurso. “Vamos modificar o que for preciso e fazer mais parcerias do que na anterior para nos darem apoio, como os confrades aqui presentes de modo a conseguir uma candidatura mais robusta e ter a nossa gastronomia transmontana em primeiro lugar”, referiu Paulo Xavier.

“Queremos promover a nossa gastronomia e os nosso produtos. A nossa diversidade, porque em ternos económicos é um ativo enorme para o turismo. Há pessoas que vêm a Bragança e Trás-os-Montes pela excelente gastronomia, não só na confeção como pelos excelentes produtos, o que é uma mais-valia”, explicou Paulo Xavier que quer fazer do concelho “um centro internacional da gastronomia” .

O autarca prometeu reforçar a aposta na promoção dos produtos locais, como o fumeiro, nomeadamente o butelo, doçaria e “as excelentes carnes, como o cordeiro e o cabrito”, mas também a inovação. “É importante. A tradição mantém-se com aquelas mãos que sabem cozinhar e conservam os saberes e os sabores, mas que transportaram para a inovação com chefes mais a fazer coisas brilhantes”, observou Paulo Xavier admitido que o concelho “tem um desafio relacionado com o todo gastronómico, para realçar os produtos da terra, como a carne que é do melhor que há, ou as trutas, ou a doçaria, tudo produtos de alta qualidade”.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário