Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de abril de 2025

Miranda do Douro: Feira da Bola Doce com milhares de visitantes

 No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro recebeu a visita de milhares de pessoas, portugueses, espanhóis e outros estrangeiros, para visitar a Feira da Bola Doce, um certame recheado de produtos, artesanato e muita animação.


A 17 de abril, aquando da abertura da Feira da Bola Doce, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, elogiou os produtores e artesãos do planalto mirandês, que com o seu trabalho e produtos são a “força viva” da região.

“São os produtores que, com o seu trabalho, criatividade e resiliência dão vida a estes certames. No dia-a-dia, a economia local e regional deve muito ao trabalho destes empresários, produtores, criadores de raças autóctones e artesãos que criam riqueza para a nossa região”, disse.


No discurso, a autarca mirandesa referiu também que a promoção cultural é outra estratégia para dinamizar turística e economicamente o concelho de Miranda do Douro.

«A cultura da Terra de Miranda é um valiosíssimo património que nos distingue em Portugal e no estrangeiro. Por isso, a promoção e valorização do nosso património cultural é uma obrigação. No corrente ano de 2025, recebemos a boa notícia da inscrição no inventário nacional do património cultural imaterial das “Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais”. É mais um passo muito importante para a salvaguarda do nosso património e promoção da nossa terra!», disse.


De visita à Feira da Bola Doce o presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, felicitou o município de Miranda do Douro e a população do concelho pelo consistente trabalho de promoção da identidade local.

“No âmbito turístico, Miranda do Douro é sobejamente conhecida pela língua, pelas danças dos pauliteiros, pelas capas d’honra, pelas festas de solstício de inverno, pelas raças autóctones, pela gastronomia e pela beleza natural deste território. Todos estes recursos tornam esta região muito apelativa para os visitantes e turistas. E a atividade turística contribui muito para o desenvolvimento económico da região e do país”, indicou, Luís Pedro Martins.

O dirigente acrescentou que o Turismo Porto e Norte está a trabalhar com a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha), para aprofundar os laços culturais e institucionais e as parcerias comerciais e turísticas.


A Feira da Bola Doce, em Miranda do Douro, decorreu de 17 a 19 de abril e registou uma grande afluência de pessoas, sobretudo dos vizinhos espanhóis e também outros turistas, que aproveitaram as férias da Semana Santa, para visitar a cidade fronteiriça.

O casal alemão Christoff e Andrea, foram dois dos visitantes da Feira da Bola Doce e mostraram-se muito agradados com a diversidade de produtos que encontraram no certame.

“Nesta nossa viagem em Portugal procuramos descobrir os produtos caraterísticos de cada região. Em Miranda do Douro e na visita à Feira da Bola Doce, aproveitámos para adquirir azeite, vinho, fumeiro, queijo e a doçaria tradicional, como a bola doce mirandesa”, disseram.

Na cidade de Miranda do Douro, a Feira da Bola Doce é um evento anual, que decorre no fim-de-semana de Páscoa, sendo organizado pelo município de Miranda do Douro, em colaboração das associações culturais do concelho.


HA

Sem comentários:

Enviar um comentário