Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

𝐕𝐚𝐥𝐞 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐚 “𝐒𝐞𝐫𝐫𝐚𝐫 𝐚 𝐁𝐞𝐥𝐡𝐚” nos próximos dias 𝟏𝟖 𝐞 𝟏𝟗 𝐝𝐞 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐥.

 Com um programa recheado, a aldeia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela, 𝐫𝐞𝐯𝐢𝐯𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐚𝐧𝐭𝐢𝐠𝐚𝐬 𝐞 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬. O evento oferece uma programação diversificada, que inclui 𝐞𝐧𝐜𝐞𝐧𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐭𝐞𝐚𝐭𝐫𝐚𝐢𝐬, 𝐭𝐚𝐛𝐞𝐫𝐧𝐚𝐬 𝐞 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐚 𝐦𝐮́𝐬𝐢𝐜𝐚. 
Uma das atrações principais é o "Serrar a Belha", uma tradição ancestral de origem pagã, que ocorre entre o Carnaval e a Páscoa. Esta encenação teatral remonta a um momento simbólico de arrependimento, no qual uma figura de uma velha, prestes a enfrentar a morte, percorre a aldeia a distribuir os seus bens e a satirizar os habitantes, refletindo a crítica social e as antigas crenças populares.

A celebração é um momento único de partilha cultural e de preservação das raízes da comunidade, reunindo locais e visitantes em torno de um evento que combina história, tradição e diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário