quinta-feira, 30 de agosto de 2018

“Borboletas aos Montes” ajuda pacientes da Unidade da Mama do CHTMAD

“Borboletas aos Montes”, é um projeto de um grupo de voluntárias que está em votação no Orçamento participativo de Portugal.
Trata-se de um projeto que pretende angariar fundos para continuar a desenvolver atividades de ajuda, às pacientes da Unidade da Mama do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Alda Claudino e Sandra Baptista são duas das impulsionadoras desta candidatura ao Orçamento Participativo e esperam que os portugueses o possam eleger, uma vez que, desta forma poderão assim ajudar mais utentes.

Alda Claudino refere que foi uma utente a lançar-lhe o desafio para a candidatura ao orçamento participativo:

“Há muita necessidade. Eu contacto todos os dias com estes utentes e vejo que têm falta de conhecimentos daquilo a que têm direito e das necessidades que têm no decorrer do tratamento.

Mesmo em termos de bens materiais, como as perucas, os lenços, as toucas, as próteses leves.

Por isso, é importante mostrar-lhe o que elas têm direito, o que podem ter.

Esta ideia de participar no conscurso do orçamento surgiu com o incentivo de uma doente minha, que tem conhecimento daquilo que se faz na unidade da mama. Ela soube deste projeto e foi falar comigo. Desafiou-me, digamos, para concorrermos, com o sentido de ampliar e melhorar o nível de atividades que estamos a oferecer neste momento.”

Votar neste projeto não custa nada como refere Sandra Baptista, que explica de que forma se pode contribuir para que este seja um dos projetos vencedores:

“Basta fazer uma pesquisa por “Borboletas aos Montes” e depois inserir ou o número do cartão de cidadão, o número completo com letras e números, ou do cartão do bilhete de identidade; tem essas duas opções e depois é votar, é um processo simples.

Podem votar duas vezes. Cada pessoa tem direito a um voto regional e outro nacional.”

E são três os grandes eixos deste projeto que abrange uma área muito vasta e se estende por 4 distritos:

“São apenas ajudas técnicas, portanto, soutiens, fatos de banho, biquinis, perucas, lenços, almofadas no pós operatório, cuidados de beleza como a micro-pigmentação,ensinar a maquilhar as doentes que estão em tratamento de quimioterapia. Em suma, é a promoção de bem estar físico e psicológico com sessões de reiki, pilates, yoga e exercício físico adaptado e acompanhado por profissionais, com experiência neste tipo de patologia e a capacitação para a cidadania destas pacientes. Há também sessões informativas e de convívio, que permitem esclarecer as dúvidas, partilhar experiências, atenuando, de certa forma, o isolamento e a solidão.

Mas para que este projeto ganhe é necessário que se vote, porque este projeto é um projeto não só meu, não só da doente, mas é um projeto de todos aqueles que superam os desafios da vida.”

O orçamento Participativo de Portugal está a decorrer até 30 de  setembro e a Unidade da Mama do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro candidata assim o seu projeto “Borboletas aos Montes”, um trabalho voluntário que ajuda as pacientes, não só na cedência de todo o apoio material, como também proporcionando condições para fortalecer a auto-estima e qualidade de vida.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário