sexta-feira, 31 de agosto de 2018

NOTÍCIAS DA ALDEIA

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Pois na aldeia não tem acontecido quase nada e eu no meu mister de estar atento aos sinais e às notícias verdadeiramente importantes não sei o que lhes contar.
A festa do São Lourenço será dia dez. No domingo, como quem cumpre um dever, o juiz e os mordomos da festa andaram a pedir pelas casas… piedosamente.
… que São Lourenço lhe dê saúde e muita uva… que o senhor não precisa… este ano a sua parreira até se parte com elas… que é um encanto!
… vinho… adega fresca… coza o forno… e seja feliz quem quiser… pois então!
“O vinho alegra o coração"! Salmo 104 do livro sagrado.
Os emigrantes já se fazem abraço… e muitas línguas estranhas ao nosso viver acordam as casas, os casebres, as ruas e as praças.
E já agora… e para que fiquem contentes… eu sei que ficam contentes com as coisas importantes que me acontecem, a minha laranjeira em Terra fria, estoicamente, resistiu às geadas… riu-se do inverno e já tem duas laranjas… em berço de folha verde.
- A modos que está tudo a mudar! Diz o meu vizinho.
… a modos que sim!
Bendita seja a natureza!
… minha Nossa Senhora da Serra!
…. Minha mãe Maria Santíssima!

Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário