sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Nasceu em Vimioso o Movimento Cívico Atalaia

«Preservar o passado e perspectivar o futuro» é o lema do movimento cívico chamado Atalaia criado por três vimiosenses e que deu origem ao livro «Concelho de Vimioso, o desafio da interioridade».
Manuel Lopes
O movimento começou na Rede Social Facebook, no início deste ano e neste momento conta já com sete mil aderentes, principalmente emigrantes de todo o mundo, como conta um dos impulsionadores, Manuel Lopes:

“Digamos que se não fizemos esta publicação talvez ficasse todo o esforço no virtual. Portanto, o livro é a passagem do virtual para a realidade. Temos algo físico com a manifestação da nossa actividade. Com isto estamos a identificar e a valorizar o esforço de mais de sete mil aderentes, que estão espalhados por todo o mundo, estando aqui mais emigrantes do que residentes”, contou Manuel Lopes. 

O movimento cívico Atalaia pretende corrigir as assimetrias locais, a desigualdade territorial, de despovoamento e a dificuldade de fixação de jovens no concelho. São medidas com uma perspectiva local:  “Muitas medidas que aqui surgem vêm do coração das pessoas e das suas vivências. As próprias conclusões apontam para medidas de discriminação positiva que as 22 localidades reclamam, sendo este o  ponto de vista dos locais. Está aqui esquematizado, algo que os diversos aderentes reuniram nos seus próprios comentários. São medidas específicas que resultam da própria vivência concelhia”, acrescenta Manuel Lopes.

Manuel Lopes explica que são referidos os principais problemas, numa ligação privilegiada com o poder autárquico: “Aquilo que julgamos que é indispensável para reduzir os efeitos de desertificação e do despovoamento. Nós resumimos quais são os problemas principais. Assim, ao elencarmos os problemas principais também damos a nossa própria versão que não quer colidir com o poder mas estamos numa ligação privilegiada com o poder autárquico. Não existe aqui nenhuma almofada mas também somos contra, nem inimigos do poder autárquico”, comentou o impulsionador do Movimento Cívico Atalaia. 

«Concelho de Vimioso, o desafio da interioridade» é o nome do recente livro que reúne reivindicações do movimento cívico Atalaia, liderado por Manuel Lopes, António Preto Torrão e Maria Piedade Galhardo. O livro é publicado pela Âncora Editora e tem 350 exemplares.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

1 comentário:

  1. A rede Atalaia e os seus mais de 7.200 aderentes das 22 localidades do Concelho de Vimioso agradecem reconhecidos e sensibilizados não só a notícia apresentada pela jornalista Maria João Canadas de Rádio Brigantia, como também a sua divulgação neste conceituado blog. Bem hajam! Sentimos que a luta contra a desertificação e o despovoamento começa com a mobilização das pessoas, residentes, não residentes e amigos de uns e outros, estejam onde estiverem.
    Em nome da rede Atalaia, obrigado, Para nós já são "Aderentes honorários" da rede Atalaia. Manuel Martins Lopes, António Preto Torrão, Maria da Piedade Galhardo.

    ResponderEliminar