sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Bragança, anos 50/60 do século XX – 3ª Parte

Por: António Orlando dos Santos (Bombadas)
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Passado o S.João chegava o S.Pedro e continuavam as festividades dos chamados Santos Populares que com o Santo das chaves do Paraíso encerrava o mês e abria de par em par as portas ao Verão.


(Dos três santos populares /É São Pedro o mais entrudo /Faz milagres aos milhares/Tem chaves para abrir tudo/ E começava para nós a estação Maravilhosa! Cantava nesse tempo chegada do Brasil, a voz da juventude brasileira, Celly Campelo, que com dois sucessos discográficos, fazia sonhar rapazes e raparigas que viam a vida abrir todas as portas ao som de Banho de Lua e Biquini de bolinhas amarelas, e a italiana, pequena e sardenta que com frenesim cantava, viva lá papa papa lapa pa pa al pomodoro e também Datemi un Martello. Mas ultrapassadas em serenidade e classe pela voz maviosa, apaixonada e com o seu quê de inocente "per la sua giovinezza Gigliolla Cinquetti com a belíssima  "canzonne. No n'ho l'etá, no n'ho l'etá, per amarti, no n'ho l'etá /d'uscire sola con té /que venceu um festival de SAN Remo e o Festival da Eurovisão. 
O Verão era tempo de Sabor, rio mítico para mim, que vivia obcecado com os mergulhos do Rebolo, Carrasqueira e Altar.
Quando ao descer o caminho que levava da estrada ao curso de água sentia o frescor das águas misturado com o odor leve mas insidioso dos freixos e salgueiros da borda do rio, o meu coração batia com a ânsia que me toldava o discernimento, até que finalmente já sem roupa, fazia o sinal da cruz e me lançava ao rio, cujo frescor das águas era como um bálsamo que refrescava o corpo e consolava a Alma!
Mas o tempo é inexorável, ontem como hoje e sem quase nos apercebermos chegava o tempo das Festas da Cidade. Este evento nos idos de cinquenta possuía uma dinâmica de considerável dimensão. A decoração das ruas era feita com ornamentos de madeira e florais de bom gosto e em quantidade. Todas as ruas centrais eram decoradas e também a Avenida João da Cruz bem assim como o Jardim Dr .A. José d'Almeida. Recordo que para além dos arcos florais suspensos, havia nos canteiros pássaros e outros bichos que feitos em junco ou arame tinham no seu interior uma lâmpada que devido à cor do papel que cobria todo o interior da figura causava um efeito relaxante e envolvente.
As verbenas eram algo que só quem teve o privilégio de participar fisicamente naquele quase ritual pode descrever se tiver engenho e arte, o encanto de nos sentirmos amados e amantes.
Numa noite cálida de meados de Agosto com música bem escolhida, José Maria Gomes & Filhos, etiqueta RCA, escolha do filho do Costas Largas, que tinha fino gosto, Renato Carozonni, Il Guaionne, José Sabino Ribeiro, etiqueta Phillips, escolha de Abílio Carrabéu Il Quarteto di Marino Marini numa sequência de fazer falar as pedras: Come prima, Lá piú Bella del mondo, Moliendo Café, Guarda Che Luna, Guarda Che mare e a fechar Kriminal Tango. Quando a verbena findava a música continuava nos meus ouvidos insistentemente "Sonando" porque a música de antigamente, a do tempo da minha juventude era belíssima como o era a minha cidade, as suas gentes e a idade que eu tinha e que me deixava sonhar e ser feliz.
No dia 21 à noite o Arraial tinha um encanto que advinha do espírito que as pessoas não conseguiam ocultar; um não sei quê misto de alegria e esperança que sendo contagioso era também carregado de magia.
Recordo o fascínio da visão do Recanto da Mina, onde estava um restaurante improvisado e onde se comiam manjares do Céu! Era concessionário nesse ano que menciono 59/60/61?, não estou certo, o Senhor Adriano Carneiro,  Adriano Manco e trabalhavam como ajudantes o Joaquim, cunhado do Marques, o Ramiro que foi empregado no Café Lisboa e mais alguns a quem Deus deu espírito de missão para fazerem da Mina a maravilha que era um Caldo Verde de estalo ou umas gambas à lá plancha que faziam andar um paralítico que esperasse na piscina pela vinda do anjo (Deus me perdoe). O encanto desse recanto que era parte integrante do espirito de festa que pairava como que a dizer ao mundo que em Bragança também era possível ser-se feliz.
O tempo passava e chegava ao fim essa era de felicidade por nós vivido que foi o elemento adstringente que fundou esta tão cara ideia de amor à Bragança que não existe já mas que servirá para a refundação desta terra de gente boa e hospitaleira.
Em Setembro eram as vindimas! Por comparação com as ceifas era um tempo mais vivido . As ceifas são por mim lembradas dado que na época em que se juntavam ranchos de homens de chapéu de palha, dedeiras de cabedal e foice a tiracolo à volta do Mercado esperando os lavradores que necessitados de mão de obra para segar o cereal, recorriam a estes trabalhadores sazonais que ajustado o preço partiam para os campos e deixavam a cidade que da safra não recebia encanto ou desencanto. Talvez algum, apenas quando o lavrador trazia o cereal para o entregar na Federação Nacional dos Produtores de Trigo e a azáfama era grande mas não grandiosa.
As vindimas por sua vez causavam mais rebuliço pois no tempo da Adega Cooperativa toda, ou quase, a produção vinha em tractores para ser processada e transformadora em vinho nas instalações de Vale D'Alvaro.
Era um tempo em que o calor do Estio havia dado lugar a um tempo mais ameno e suave. Sentia-se no ar o aproximar de Outubro que Maria Clara cantava numa canção lindíssima que ainda hoje me encanta/: Com poentes de sol rubro/E manhãs de luz risonha /Não há mês como o de Outubro/Não há mês como o de Outubro/P'ra quem ama e p'ra quem sonha/Outubro não tem rival /E é preciso que se diga/Que o Abril em Portugal /Que o Abril em Portugal/ Não é mais que uma cantiga.

Voltarei Mais tarde...





A. O. dos Santos 
(Bombadas)

Sem comentários:

Enviar um comentário