Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Miranda prepara Festival de Sabores Mirandeses

De 18 a 20 de Fevereiro, a cidade mirandesa respira cultura e tradição .

Para além da cultura e a tradição, a gastronomia também vai estar bem presente neste que é já um evento de referência na região transmontana.
Para além disso, esta feira gastronómica e artesanal é um “motor importante para o desenvolvimento do munícipio”, refere o presidente da Câmara, Artur Nunes. Acrescentando ainda, “que esta é uma oportunidade para os agricultores do concelho escoarem e ao mesmo tempo darem a conhecer o produto que ao longo do ano produziram para apresentar especialmente neste evento”.
A par do fumeiro que já está bem curado para degustar, dos roscos, dos sodos, da deliciosa bola doce, os visitantes têm a oportunidade de saborear a boa carne mirandesa. Pois, cada dia do certame é dedicado às raças que estão representadas no concelho. Desde a vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês (raças DOP) e o porco com todos os seus derivados. Tudo isto, acompanhado pelo bom vinho que se produz na região.
Mas nem só de gastronomia e artesanto vive o festival , a lhéngua mirandesa e a música tradicional vão ser uma constante. “Para isso contamos com os gaiteiros, tamborileiros e claro está, os pauliteiros,” refere com orgulho o autarca.
A nível cultural a oferta é diversificada, desde exposições, visitas guiadas, workshops, seminários, etc.
Pode, ainda, participar nos passeios BTT, TT e pedestres e apreciar o “belo horrendo” das Arribas que estão inseridas em pleno Parque do Douro Internacional.
Também as montarias ao javali já se tornaram num sucesso, esta é uma actividade que dá a oportunidade aos monteiros de conviverem de perto com a cultura, tradição, gastronomia, fauna e flora, desta terra chamada MIRANDA DO DOURO.
Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário