Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Oskar Schindler

Quem não conhece a fantástica história de Oskar Schindler? O filme é uma autêntica obra de arte e revelou ao mundo – ou pelo menos para aqueles que desconheciam – os actos heróicos de um empresário alemão que salvou um grande número de judeus da morte quase certa…
Schindler era membro do partido Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (NSDAP), por outras palavras, Partido Nazi. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele foi viver para a Polônia onde pretendia fazer algum dinheiro ao aproveitar-se da situação. Em Cracóvia ele abriu uma fábrica de utensílios esmaltados e empregou judeus vindos principalmente do famoso Gueto de Cracóvia, um local onde os judeus da cidade foram aprisionados…
Quando o gueto foi desactivado em 1943 os empregados de Schindler foram enviados para o campo de concentração de Plaszow, mas continuaram a trabalhar na fábrica onde gozavam de alguma protecção atribuída por Schindler. Em 1944, Plaszow seria desactivado e estava previsto o envio de todos os prisioneiros para outros campos de concentração onde seriam mortos. Porém Schindler não se conformou com a ideia e decidiu comprar literalmente todos os seus trabalhadores…
A Lista de Schindler foi então criada, para muitos ela significa vida, para outros o derradeiro esforço de um homem para contrariar a crueldade da época. Schindler gastou toda a sua fortuna e as pessoas na lista acabaram por ser transferidas para a sua cidade natal Zwittau-Brinnlitz onde foram colocadas numa nova fábrica o que lhes salvou a vida…
1.ª página da lista de Schindler

1 comentário:

  1. Depois de ler o livro não tive coragem de ver o filme. Mas aí está um nome para a tua lista de homens que fizeram a diferença.

    ResponderEliminar