Schindler era membro do partido Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (NSDAP), por outras palavras, Partido Nazi. Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele foi viver para a Polônia onde pretendia fazer algum dinheiro ao aproveitar-se da situação. Em Cracóvia ele abriu uma fábrica de utensílios esmaltados e empregou judeus vindos principalmente do famoso Gueto de Cracóvia, um local onde os judeus da cidade foram aprisionados…
Quando o gueto foi desactivado em 1943 os empregados de Schindler foram enviados para o campo de concentração de Plaszow, mas continuaram a trabalhar na fábrica onde gozavam de alguma protecção atribuída por Schindler. Em 1944, Plaszow seria desactivado e estava previsto o envio de todos os prisioneiros para outros campos de concentração onde seriam mortos. Porém Schindler não se conformou com a ideia e decidiu comprar literalmente todos os seus trabalhadores…
A Lista de Schindler foi então criada, para muitos ela significa vida, para outros o derradeiro esforço de um homem para contrariar a crueldade da época. Schindler gastou toda a sua fortuna e as pessoas na lista acabaram por ser transferidas para a sua cidade natal Zwittau-Brinnlitz onde foram colocadas numa nova fábrica o que lhes salvou a vida…
1.ª página da lista de Schindler |
Depois de ler o livro não tive coragem de ver o filme. Mas aí está um nome para a tua lista de homens que fizeram a diferença.
ResponderEliminar