Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bragança: Jorge Nunes defende desafectação de áreas do PNM se não houver alteração de políticas


O secretário de Estado está num périplo pelos parques naturais e áreas protegidas do país, com o objectivo de ouvir os autarcas e populações destas áreas. Em Vinhais, os presidentes de Câmara de Bragança e de Vinhais aproveitaram a presença de Daniel Campelo para lembrar que é necessário incluir as populações nas políticas do Parque Natural de Montesinho.
O encontro de ontem, em Vinhais, foi aproveitado por Jorge Nunes para lembrar o governante do projecto da barragem de Veiguinhas, considerado essencial pela autarquia e repetidamente chumbado pelo ICN. O presidente da Câmara de Bragança avisa: a manter-se a postura do Parque Natural de Montesinho, admite avançar com a luta pela desafectação de áreas específicas do parque.
“Acredito que, nesta fase e se não houver evolução, compete à autarquia fazer a reflexão no sentido de ponderar a defesa dos cidadãos para poderem promover as suas actividades económicas e utilizar os recursos a que legitimamente têm direito e superar uma adversidade de nível administrativo através do Direito – ou seja, de uma eventual desafectação de área do Parque Natural de Montesinho”.
O autarca mostra-se satisfeito com a postura do secretário de Estado mas insiste na sua convicção de que o PNM tem contribuído para o agravar das condições de vida dos seus habitantes:
“Há da parte do Secretário de Estado uma atitude de abertura e diálogo. No entanto, os últimos anos de gestão do Parque Natural de Montesinho, enquadrada, no meu ponto de vista, numa política errada e excessiva a nível das áreas protegidas no país, traduz-se numa situação, particularmente em relação aos cidadãos que vivem nas freguesias do Parque, traduz-se numa política de agressão contra os direitos legítimos dos cidadãos”. 
Quanto ao projecto da barragem de Veiguinhas, Daniel Campelo não se quis comprometer:
“Essa é uma questão que estamos a analisar, vamos ter que abordar essa discussão de uma forma séria e que possa ir ao encontro das preocupações do Parque e das populações, em termos de abastecimento de água”. 
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário