Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mogadouro investe 150 mil euros para apoiar criação de aves

A câmara de Mogadouro vai disponibilizar uma verba de 150 mil euros para incentivar os primeiros produtores do concelho que queiram investir na criação de aves de campo, como frangos, perus e patos.
"De forma a fixar as pessoas à terra, identificámos a criação de aves de campo como uma actividade com potencial económico para uma região que já perdeu algumas receitas provenientes da pecuária", declarou o vereador António Pimentel.
Para incrementar a nova actividade agropecuária, estão ser estabelecidos contactos com empresas distribuidoras de produtos agro-alimentares, com a finalidade de alargar a cadeia de produção deste tipo de aves.
"Nesta primeira fase, vamos atribuir cerca de 5 mil euros por hectare de terreno vedado, para que os produtores se possam instalar e iniciar a criação de frangos, perus e patos. Caso haja receptividade, estudaremos novas formas de apoio", explicou António Pimentel.
Esta decisão da autarquia surge numa altura em que a principal fonte de rendimento do concelho começa a
dar sinais de fraqueza, como é o caso da produção de leite.
"Deixámos de ser competitivos na produção de leite ou cereal. Face à situação, a câmara decidiu apoiar outras produções pecuárias, de forma a criar mais-valias económicas para um concelho essencialmente agrícola", acrescentou o responsável.
Nos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro fecharam 16 explorações de gado leiteiro em 2010, o que representa uma quebra de produção mensal de 200 mil litros.
Por outro lado, verifica-se uma "aposta clara" na produção de carne de suíno, já que está em fase final de conclusão um Núcleo de Cozinhas Tradicionais, cujo investimento ronda os 1,8 milhões de euros e vai servir para transformar e comercializar a carne de porco produzida na região, para além de ajudar a criar 20 postos de trabalho.
LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário