As raças típicas do Nordeste Transmontano vão estar em destaque no Centro Interpretativo de Raças Autóctones que está a ser criado no Parque Biológico de Vinhais. A infra-estrutura já está concluída, mas ainda falta trabalhar a parte museológica.
A directora do Parque Biológico diz que este novo espaço vai permitir mostrar aos visitantes todos os animais de raças tipicamente portuguesas e, em particular, a diversidade autóctone do distrito de Bragança.
“Queremos que ele demonstre a quem nos visita todas as raças autóctones portuguesas, a diversidade de raças que nós temos, desde os bovinos, ovinos, caprinos, destacar dentro das nacionais as nossas autóctones, iremos dar um destaque às locais, mas no fundo queremos que todos consigam perceber afinal esta biodiversidade que nós temos é de facto importante no nosso país e o facto de termos mantido até hoje tanta raça autóctone deve ser até motivo de orgulho”, realça Carla Alves.
Este espaço também vai permitir a degustação de carnes das raças autóctones da região. A directora do parque realça que todos os fins-de-semana vão ser servidos menus com as melhores carnes produzidas na região.
“O centro já foi feito com uma copa que permita essa situação e por isso ao fim-de-semana iremos servir aqui a carne mirandesa, o cabrito de Montesinho, a churra galega transmontana e do porco bísaro, portanto serão as quatro raças em destaque, que irão permitir a degustação a quem nos visitar aos fins de semana”, enaltece Carla Alves.
O Centro Interpretativo também vai permitir a realização de um leque mais variado de actividades de Educação Ambiental e workshops temáticos. No Outono e Inverno as iniciativas serão realizadas dentro do salão polivalente da nova estrutura do Parque Biológico.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário