Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de junho de 2013

BARRAGEM DE VEIGUINHAS EM BRAGANÇA - Quercus acusa Governo de ilegalidades

A associação ambientalista Quercus acusou hoje o Governo de violar legislação nacional e comunitária ao aprovar a construção da barragem de Veiguinhas, em Bragança.
A posição da Quercus surge no dia em que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, preside, em Bragança, à entrega da obra projetada há 35 anos e aprovada pelo atual Governo, depois de sucessivos chumbos ambientais.
"O primeiro-ministro deve ser responsabilizado pela decisão da construção da barragem no Parque Natural de Montesinho", defende a associação ambientalista, em comunicado.
A Quercus "lamenta que o primeiro-ministro se associe a este processo da pior forma possível, tendo em conta que decorrem em tribunal processos relativos à construção desta barragem e, tanto quanto se sabe, a obra não teve ainda o necessário visto do Tribunal de Contas".
A associação lembra que decorre ainda uma ação judicial interposta pela Quercus junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela visando a suspensão da eficácia e anulação da Declaração de Impacto Ambiental.
A barragem de Veiguinhas é a segunda do projeto do Alto Sabor e a única que ficou por construir, para resolver o problema da falta de água a Bragança.
O presidente da Câmara, Jorge Nunes, aponta a obra que custará sete milhões de euros, como a solução para o abastecimento, constituindo uma reserva que evitará situações de rutura como as que já obrigaram em três anos a recorrer a camiões cisterna para garantir água à população.
A obra necessita ainda de visto do Tribunal de Contas, mas o autarca local acredita que deverá começar dentro de um mês, com um prazo de execução de 14 meses.
O primeiro-ministro preside hoje à entrega da empreitada no segundo dia de visita a Trás-os-Montes.
Ainda durante a manhã, Pedro Passos Coelho vai reunir com a Associação Empresarial de Bragança e visitar o Ecoparque Brigantia, um parque tecnológico que vai albergar investigação e tecnologia na área do ambiente.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário