O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, classificou, este sábado, o lançamento da empreitada de construção da barragem das Veiguinhas, no parque natural de Montesinho, "um momento único que não se repetirá nas próximas décadas", durante a cerimónia de entrega do contrato de empreitada a empresa Aguas de Trás os Montes e Alto Douro, à qual presidiu o primeiro-ministro. O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lopes, disse tratar-se de 'um projeto histórico'.
O processo de construção da barragem de Veiguinhas teve início há 25 anos. Em 16 anos foram emitidas seis declarações de impacte ambiental, cinco de desconformidade e a conformidade foi dada a 19 de março do ano passado. Os chumbos à construção da captação foram, segundo o autarca, "fruto da afronta fundamentalista" dos ambientalistas, uma vez que associações que os representam, como a Quercus, opõem-se ao projeto e continuam com ações em tribunal para travar a construção do empreendimento.
Jorge Nunes lembrou que o problema da falta de água em Bragança é estrutural e nos anos secos, no outono e início do inverno, 'obriga ao transporte em camiões cisterna por grandes distâncias, a partir de outros concelhos, "a custos insustentáveis".
"Na elaboração do plano de contingência constatou-se que, em situação extrema,a Proteção Civil Nacional não dispõe de meios, mesmo com a colaboração do Exército e da unidade militar de emergência mais próxima de Espanha", justificou o edil Brigantino.
in:jn.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário