Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 1 de junho de 2013

Empreitada da barragem das Veiguinhas foi lançada

O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, classificou, este sábado, o lançamento da empreitada de construção da barragem das Veiguinhas, no parque natural de Montesinho, "um momento único que não se repetirá nas próximas décadas", durante a cerimónia de entrega do contrato de empreitada a empresa Aguas de Trás os Montes e Alto Douro, à qual presidiu o primeiro-ministro. O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lopes, disse tratar-se de 'um projeto histórico'.
O processo de construção da barragem de Veiguinhas teve início há 25 anos. Em 16 anos foram emitidas seis declarações de impacte ambiental, cinco de desconformidade e a conformidade foi dada a 19 de março do ano passado. Os chumbos à construção da captação foram, segundo o autarca, "fruto da afronta fundamentalista" dos ambientalistas, uma vez que associações que os representam, como a Quercus, opõem-se ao projeto e continuam com ações em tribunal para travar a construção do empreendimento.
Jorge Nunes lembrou que o problema da falta de água em Bragança é estrutural e nos anos secos, no outono e início do inverno, 'obriga ao transporte em camiões cisterna por grandes distâncias, a partir de outros concelhos, "a custos insustentáveis".
"Na elaboração do plano de contingência constatou-se que, em situação extrema,a Proteção Civil Nacional não dispõe de meios, mesmo com a colaboração do Exército e da unidade militar de emergência mais próxima de Espanha", justificou o edil Brigantino.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário