Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Psico-oncologia ajuda a superar a doença

O apoio psicológico a doentes oncológicos é fundamental para ajudar a vencer a doença.
O tema foi discutido este sábado numa conferência organizada pelo pólo de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Este serviço que já existe há dois anos tem a funcionar uma unidade de psico-oncologia e o coordenador considera que este apoio é fundamental sobretudo em zonas do interior onde se sente alguma falta de meios para combater a doença.  “Nas grandes cidades há um défice de apoio ao nível da psico-oncologia e aí os hospitais centrais têm sete ou oito psicólogos e três ou quatro psiquiatras, na periferia este número fica reduzido a um psicólogo e psiquiatra por hospital sem especialização na área da psico-oncologia”, refere Renato Martins, acrescentando que este cenário “torna a situação dramática e faz com que as taxas de sucesso da terapêutica utilizada sejam mais baixas”.
Ao Movimento Vencer e Viver chegam diversos pedidos de ajuda por parte de mulheres com cancro da mama. “A doente sente-se muito à vontade connosco e é ali que ela faz as perguntas e tira os grandes medos”, afirma a coordenadora, Ivone Amado. A principal angústia manifestada pelas doentes “é perder o cabelo porque toda a gente vê. Algumas optam por usar lenço, mas isso marca a doença e neste momento as mulheres estão muito sensibilizadas para a prótese capilar e nós temos para quem precisa gratuitamente”.
Ontem de manhã o pólo de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro organizou também uma caminhada solidária pela cidade.Contou com a participação de cerca de 500 pessoas que queriam contribuir. “Vim porque gosto de participar nestas coisas pois todos podemos estar sujeitos a estes males e esta é uma forma de animar os doentes”, refere Maria dos Anjos Antunes. “Acho que é uma boa acção e se a gente participar podemos ajudar quem sofre para amortizar a dor”, afirma Maria Helena Tabuada.
Nesta caminhada foram angariados 2500 euros. O coordenador do pólo de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro, António Machado, diz que o dinheiro “é para investir localmente de forma podermos apoiar melhor os utentes e as famílias do pólo”.
À noite o cantor Luís Portugal deu um concerto no Teatro Municipal.
Neste espetáculo foram angariados mais mil euros.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário