Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Utentes de IPSS cultivam terrenos para produzir alimentos

O Centro Social e Paroquial do Santo Condestável, em Bragança, está a levar a cabo um projecto de hortas biológicas.
A instituição decidiu aproveitar o espaço existente nas instalações para dinamizar esta iniciativa que tem também uma vertente solidária.  Quem cultiva o terreno, de 120 metros quadrados, são os próprios utentes do centro social. “São utentes que estão a ser subsidiados pelo Estado, outros não têm qualquer fonte de rendimento nem subsídio e outros estão desempregados há muito tempo”, refere a responsável pelo projecto, explicando que “são utilizadores do refeitório social ou de outras respostas sociais”. 
O resultado da produção “é colhido e depois entregue na cozinha do refeitório social para eles próprios usufruírem porque eles almoçam e jantam na instituição”. 
A horta começou a ser trabalhada em Maio, mas Patrícia Rocha acrescenta que o objectivo passa por ampliar a área de cultivo. “Já colhemos alface e couve, mas também temos tomate, feijão, cebola, abóbora e alho francês”, afirma, adianta que “possivelmente no próximo ano vamos fazer produção animal para tornar isto um projecto maior”.
Este projecto contou com a parceria da Regibio que está a fornecer formação gratuita aos utentes da instituição que cultivam a horta.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário