Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Festival Lombada anima Palácios

Começa hoje a 15ª edição do Lombada. A aldeia de Palácios, no concelho de Bragança, acolhe o Festival de Música e Tradição.
Do programa fazem parte diversas actividades como é o caso do fabrico do pão em fornos tradicionais, a segada e a malha, aliados à gastronomia e à música tradicional.  
O presidente da Associação Cultural Recreativa e Ambiental de Palácios explica que as actividades tradicionais e a ruralidade dão o mote ao festival. “O ciclo do pão, a sementeira, a segada, a malha e o fazer o pão são a base desta festividade. Reavivar a memória de uns e ensinar a outros as tradições de antigamente”, refere Raúl Tomé.
Esperam-se dois dias de muita animação com música e tradição na ementa. Sábado é a vez dos The Strangers e o Baile Vadio animarem a noite. 
Domingo fica marcado pelo 15º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste. Os Pauliteiricos de Mogadouro e o Grupo de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto e Gaiteiros Tocadores do Nordeste também vão marcar presença.
A vereadora da cultura Câmara de Bragança salienta a importância desta partilha de tradições.“No fundo são tradições que hoje em dia não se fazem, como a segada manual, a malha, não fazemos da mesma maneira e penso que é uma ótima oportunidade de aprendermos e essencialmente de convivermos com as pessoas da aldeia, conhecer as suas historias, falar com elas e ouvir o que elas tem para nos dar que é muito”, afirma Fátima Fernandes.
O festival é organizado em parceria entre a Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios e da Câmara de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário