Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Bragança: um Concelho seguro

No dia 01 de abril, reuniu o Conselho Municipal de Segurança, na Sala de Atos do Teatro Municipal, com a seguinte ordem de trabalhos: 

1. Avaliação dos danos em materiais e equipamentos em espaço público;

2. Análise da situação do desemprego no Concelho de Bragança;

3. Ponto de situação dos Censos Sénior 2013, no meio rural;

4. Ponto de situação relativamente às questões de segurança no Concelho de Bragança, a apresentar pela Polícia de Segurança Pública e pelo Grupo Territorial da Guarda Nacional Republicana.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, apresentou algumas imagens de danos em materiais e equipamentos em espaço público, provocados por ações de vandalismo, nomeadamente em mobiliário e equipamento urbano, espaços verdes, edifícios públicos e iluminação pública, tendo ainda, dado conhecimento dos procedimentos adoptados pelo Município de Bragança perante as ações de vandalismo registadas no Concelho. Concluiu a apresentação referindo que as ações de vandalismo não têm grande expressão comparativamente com outras cidades, e que o Município de Bragança atua o mais rápido possível na reposição dos materiais e equipamentos danificados, sendo uma medida com efeitos dissuasores.
A Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Bragança, Cristina Ribeiro, apresentou a evolução do mercado de trabalho no Concelho de Bragança, através da análise de indicadores estatísticos diversos, destacando as seguintes conclusões: - no ano de 2013 registou-se uma diminuição do desemprego no Concelho de Bragança em 11,5%, comparativamente ao ano anterior, estando, no ano passado, inscritos 1953 desempregados; - o escalão etário mais representativo é o “35-54 anos”, com 40,3%; - as mulheres representam 51,8% do total de desempregados; - ao nível das habilitações literárias, 26,4% (515) dos desempregados possuem curso superior, sendo este nível de escolaridade o mais representativo.
No que concerne ao terceiro ponto da ordem de trabalhos, pela Guarda Nacional Republicana foram apresentadas as principais conclusões dos Censos Sénior efetuados em 2013, no Concelho de Bragança, no qual foram identificados 348 idosos a viver sozinhos e/ou isolados, sendo que desses 342 tinham idade igual ou superior a 65 anos, 311 viviam sozinhos e 37 acompanhados, todos tinham autonomia, 107 recebiam apoio institucional, 14 viviam sem apoio familiar e apenas 8 viviam isolados.
Relativamente às questões de segurança no Concelho de Bragança, no quadriénio 2009-2013, é de assinalar uma diminuição de 26,69% ao nível da criminalidade geral da cidade de Bragança, referindo que os crimes violentos ou graves são pouco expressivos, inferiores a 3%, enquanto que a média nacional é de 5,6%, sendo que o rácio médio, nos últimos sete anos, de crimes por mil habitantes é em Bragança de 33,6, enquanto que no Continente é de 38,5. 

No meio rural e na vila de Izeda, em 2013 comparativamente com o ano anterior, registou-se uma diminuição da criminalidade em 5,65% (-33 crimes).
O Conselho Municipal de Segurança concluiu que o Concelho de Bragança é considerado seguro e inclusivo, onde se pode andar a qualquer hora do dia ou da noite em plena tranquilidade, fruto da boa capacidade das instituições, incluindo a partilha de informação e recursos, e da atitude de cidadania da população. A forte rede social que o Município dispõe, com capacidade muito significativa de respostas, sustentada em recursos adequados e de boa governação contribui para atenuar situações de risco.
Destaca-se, ainda, o facto de as instituições, através da participação em outras entidades, promoverem de forma mais ampla a partilha e a reflexão, como sejam o Conselho Municipal de Educação, a Comissão Municipal de Proteção Civil, o Conselho Local de Acão Social, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, entre outras.
Registo Fotográfico Registo Fotográfico (2.873 Kb)

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário