Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Diocese de Bragança não equaciona candidatar tradições da Páscoa à UNESCO

O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, afirmou hoje que uma eventual candidatura das tradições da Páscoa desta região a Património da Humanidade "não estar sequer a ser equacionada".
O prelado reagia a um repto lançado por um pároco às entidades locais para apoiarem uma candidatura dos rituais ligados a esta quadra religiosa a Património Imaterial da Humanidade.
"Pode ser um sonho, um idealismo, até pode ser algo como possibilidade real, mas não posso adiantar nada mais", afirmou à Lusa o bispo diocesano.
José Cordeiro reconheceu que a diocese tem "uma enorme riqueza, um património riquíssimo material e imaterial".
Por essa razão, promoveu a criação de uma Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais e também de um serviço diocesano da Pastoral do Turismo.
"São esses serviços que irão estudar e ver esse tipo de possibilidade, mas de momento não existe nada", reiterou.
O bispo disse ainda desconhecer as afirmações do pároco que, ressalvou, "são de caráter pessoal" e "nunca foi pensada ainda nenhuma estratégia da parte da diocese".
"Isso não estar sequer equacionado, para já", sublinhou.
O pároco João Carlos Estevinho lançou o repto por altura da Páscoa, alegando que rituais como a Via Sacra, o Cantar ou Encomendar das Almas ou as Dores de Nossa Senhora são comuns à Igreja Universal, mas têm nesta região "um cariz popular, uma linguagem própria que podem perder-se se nada for feito para os reabilitar".
O padre da unidade Pastoral de São Bento, de Bragança, que congrega onze paróquias, acredita que "uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade podia permitir a recolha destas tradições e contribuir para a sua reabilitação e preservação".
"Não me importo de dar o impulso, se conseguir apoio de outras entidades, estou nessa disposição", afiançou com a expectativa de conseguir parcerias a nível autárquico, de associações e outras instituições do meio rural, como disse à Lusa.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário