Miranda do Douro é uma das três regiões de gaita de foles em Portugal
O I Festival Interatlântico da Gaita de Foles arranca esta quarta-feira no Porto, prolongando-se até domingo. Há concertos, animação de rua, e conferências para debater, por exemplo, da teoria de que terá sido Portugal a exportar o instrumento para a Escócia. É certo que não há certezas sobre esta teoria, mas a verdade é que a gaita de foles é uma tradição de longa data em vários pontos do país. Em Miranda do Douro até existe uma gaita natural da terra.
Em Portugal há três regiões gaiteiras, nomeadamente Minho, Miranda do Douro e Coimbra. Em Miranda do Douro a Antena 1 conversou com um aprendiz de tocador de gaita de foles e com um construtor de gaita de foles mirandesa, um instrumento musical com características diferentes de outras gaitas e que demora quatro dias a fazer.
No festival que decorre no Porto há cerca de 60 tocadores de gaita de foles, portugueses e galegos. A gaita de fole ou gaita de foles está associada aos movimentos pastoris e os foles são feitos geralmente com peles de animal.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário