Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Autarca de Bragança espera regresso do avião, mesmo com menos voos

O presidente da Câmara de Bragança disse hoje esperar uma eventual reposição da ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa com menos voos do que aqueles que estavam a ser efetuados até ser suspensa há um ano e meio.
O social-democrata Hernâni Dias falava à Lusa sobre as perspetivas relativamente à carreira aérea, afirmando que continua "a acreditar que ela vai ser reposta" e que espera venha a acontecer "dentro de pouco tempo, sendo que o modelo ou a forma de operar não será eventualmente o mesmo".
"Poderá ter de haver aqui uma redução ao nível do número de viagens que eram feitas por dia, mas tenho essa convicção plena que nós voltaremos a ter ligação aérea", afirmou.
Questionado se a afirmação resultava de alguma informação obtida junto do Governo, o presidente da Câmara referiu que "ninguém lhe colocou essa possibilidade".
"Estou eu a pensar", declarou, acrescentando não ter "informação absolutamente nenhuma sobre essa matéria" e que "está tudo igual".
A carreira aérea Bragança-Vila Real-Lisboa funcionou regularmente desde 1997 financiada anualmente com ajudas diretas comunitárias de 2,5 milhões de euros às operadoras.
A região tinha, de segunda a sexta-feira, dois voos diários em cada sentido.
Em novembro de 2012, o Governo decidiu suspender a ligação alegando que a União Europeia não autorizava mais este tipo de ajuda.
O executivo anunciou depois que pretendia financiar o serviço com um subsídio a residentes e estudantes, que seriam reembolsados depois da aquisição do bilhete.
A proposta foi posta de parte com o argumento de estarem em preparação novas regras da União Europeia para as ajudas de Estado.
A Comissão Europeia aprovou, em fevereiro, os novos critérios que privilegiam os pequenos aeroportos regionais com menos passageiros.
Poucos dias depois, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, garantiu que o Governo está empenhado em retomar a ligação aérea e que tudo fará para que aconteça "no mais curto espaço de tempo possível".

HFI (PLI) // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário