No passado dia 19 de Abril, a Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebeu a apresentação do livro “Farrusco – Um Cão de Gado Transmontano” de Isabel Mateus.
O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo presidiu à sessão referindo que “estamos aqui presentes também para comemorar o que era Moncorvo há uns anos atrás” e que este livro ”nos faz transportar para aquilo que nunca devemos esquecer que é aquilo que fomos”.
De seguida tomou a palavra a Dra. Olinda Brás que falou sobre o percurso profissional da autora e apresentou o livro. Sublinhou que é um livro diferente porque a personagem principal é um cão. Não é um cão qualquer é típico da nossa zona, mas que tem caraterísticas próprias e que esteve em vias de extinção.
Isabel Mateus, a autora natural das Quintas do Corisco, explicou que o livro tem passagens no largo da corredoura e nas Quintas do Corisco. Referiu ainda que o Farrusco é um guardador de rebanhos e que é um ser inteiro, como que um ser humano.
A autora pretendeu mostrá-lo num contexto geocultural onde há violência e situá-lo na época da emigração, onde há fome e a terra é madrasta.
No final, o Município de Torre de Moncorvo ofereceu ao público presente um exemplar do livro que a autora teve todo o gosto em autografar.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário