Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Abelha rainha e a sua criação que é essencial

A abelha que é rainha esteve em destaque na última sessão formativa levada a cabo pela Macmel de Macedo de Cavaleiros.
A empresa apícola reuniu este sábado, mais de uma centena de apicultores de lés a lés de Portugal e também de Espanha.
A criação de rainhas é algo imprescindível para a manutenção dos apiários e é ela quem determina a qualidade da colmeia, como sustenta, o responsável pela organização.
Francisco Rogão revela que a fileira apícola está em franco crescimento e o número de colmeias instaladas no distrito de Bragança, está na ordem dos 50 mil efectivos.
Francisco Rogão reitera que o sector do mel é indubitavelmente um escape ao desemprego, e lembra que ainda há muito potencial a ser explorado.
A abelha rainha reúne numa só abelha um bom número de qualidades desejáveis, tais como produtividade, baixa tendência à enxameação, abandono da colmeia e caracterizam-se a pela sua mansidão e resistência às doenças.
De frança veio Gil Fert, o maior criador de rainhas da Europa, explicar a génese e a orgânica da criação da abelha.
E categoricamente afirmou que o apicultor deve apostar na sua criação para aumentar a qualidade e a quantidade de colmeias.
Em média são necessários cerca de 23 dias com as condições ideais para que uma colónia reponha a actividade normal em termos de postura da rainha.
Tempo que pode ser determinante na evolução da floração a explorar e, consequentemente, no seu aproveitamento pelas abelhas.
O especialista francês explica a técnica a utilizar na criação de rainhas.
Da sociedade dos Apicultores de Portugal, com sede em Lisboa esteve o presidente.
António Hermenegildo veio falar de Hydromel e do seu enorme potencial como alternativa a alguns tipos de mel menos procurados.
No entanto, o licor de mel ainda não conta com uma grande procura no mercado.
Criação de rainhas foi o mote para o seminário que decorreu no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Para 17 de maio está prevista uma sessão sobre flora melífera e para 19 de julho está a ser programado o Encontro Nacional dos Amigos das Abelhas, no Santo Ambrósio.

in:ondalivrefm.net

Sem comentários:

Enviar um comentário