quarta-feira, 17 de abril de 2024

Miranda do Douro: Animação dos monumentos da cidade

 Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, o Município de Miranda do Douro programou várias atividades, como um peddy paper, visitas guiadas ao centro histórico, concertos e a animação pelas ruas da cidade.


De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, na cidade existem monumentos de grande valor histórico, cultural e arquitetónico, com destaque para a concatedral e o antigo paço episcopal.

“Em 1545, com a elevação de Miranda à categoria de cidade e sede de diocese, a construção da catedral iniciou-se em 1552, por ordem do rei D. João III. A antiga Sé é sem dúvida, o monumento mais representativo da nossa história”, disse.

No âmbito religioso, para além da concatedral, a autarca de Miranda do Douro sugeriu ainda visitas às igrejas da Misericórdia e de Santa Cruz, templos também construídas no centro histórico.

“Entre o património arquitetónico, outro destaque são as muralhas e as ruínas do castelo de Miranda, com as antigas portas da cidade, uma fortaleza construída durante o reinado de Dom Dinis (1279-1325)”, disse.

Séculos mais tarde, no decurso da Guerra dos Setes Anos e num momento em que os mirandeses tentavam resistir às investidas das tropas espanholas, o paiol do Castelo de Miranda explodiu, em maio de 1762, naquela que ficou conhecida com a Guerra do Mirandum.

“A Câmara Municipal de Miranda do Douro vai promover de 17 a 19 de maio a recriação histórica da Guerra do Mirandum. Com este evento pretende-se recordar o importante papel desta cidade na defesa do território de fronteira”, justificou.

Para além dos monumentos religiosos e militares, Helena Barril, indicou outros edificados de grande valor arquitetónico como o Antigo convento dos Frades Trinos, onde foi instalada a biblioteca municipal. A antiga Alfândega, onde funciona a Casa da Cultura Mirandesa. Ou a antiga escola primária, onde está sediada a Casa da Música Mirandesa.

Em Miranda do Douro, as visitas guiadas aos monumentos são gratuitas, sendo no entanto necessária a prévia inscrição, que pode ser feita através do email: cultura@cm-mdouro.pt ou presencialmente no edifício das Quatro Esquinas, localizado na Rua da Costanilha.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982, com o propósito de chamar a atenção do público para a diversidade do património e sensibilizar para a sua proteção e conservação.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário