Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Miranda do Douro: Animação dos monumentos da cidade

 Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, o Município de Miranda do Douro programou várias atividades, como um peddy paper, visitas guiadas ao centro histórico, concertos e a animação pelas ruas da cidade.


De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, na cidade existem monumentos de grande valor histórico, cultural e arquitetónico, com destaque para a concatedral e o antigo paço episcopal.

“Em 1545, com a elevação de Miranda à categoria de cidade e sede de diocese, a construção da catedral iniciou-se em 1552, por ordem do rei D. João III. A antiga Sé é sem dúvida, o monumento mais representativo da nossa história”, disse.

No âmbito religioso, para além da concatedral, a autarca de Miranda do Douro sugeriu ainda visitas às igrejas da Misericórdia e de Santa Cruz, templos também construídas no centro histórico.

“Entre o património arquitetónico, outro destaque são as muralhas e as ruínas do castelo de Miranda, com as antigas portas da cidade, uma fortaleza construída durante o reinado de Dom Dinis (1279-1325)”, disse.

Séculos mais tarde, no decurso da Guerra dos Setes Anos e num momento em que os mirandeses tentavam resistir às investidas das tropas espanholas, o paiol do Castelo de Miranda explodiu, em maio de 1762, naquela que ficou conhecida com a Guerra do Mirandum.

“A Câmara Municipal de Miranda do Douro vai promover de 17 a 19 de maio a recriação histórica da Guerra do Mirandum. Com este evento pretende-se recordar o importante papel desta cidade na defesa do território de fronteira”, justificou.

Para além dos monumentos religiosos e militares, Helena Barril, indicou outros edificados de grande valor arquitetónico como o Antigo convento dos Frades Trinos, onde foi instalada a biblioteca municipal. A antiga Alfândega, onde funciona a Casa da Cultura Mirandesa. Ou a antiga escola primária, onde está sediada a Casa da Música Mirandesa.

Em Miranda do Douro, as visitas guiadas aos monumentos são gratuitas, sendo no entanto necessária a prévia inscrição, que pode ser feita através do email: cultura@cm-mdouro.pt ou presencialmente no edifício das Quatro Esquinas, localizado na Rua da Costanilha.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982, com o propósito de chamar a atenção do público para a diversidade do património e sensibilizar para a sua proteção e conservação.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário