Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Calço continua à espera de certificação. É preciso “vontade política”

 O Calço ainda continua à espera de certificação. Apesar do processo longo e demorado, desistir não será opção.


O calço foi rei este fim de semana em Vale de Prados, no cocnelho de Macedo de Cavaleiros, mas a certificação deste doce típico da Páscoa nem vê-la.

Foi precisamente há um ano que o município de Macedo de Cavaleiros anunciou que iria formalizar uma candidatura para certificar o calço, mas o processo está lento.

A presidente da Junta de Freguesia de Vale de Prados, Raquel Costa, diz que apesar da demora, isso não será motivo para desistir da certificação.

“Eu espero que não, é assim, nós já tínhamos consciência que efetivamente a certificação do calço que é um processo demoroso, é um processo burocrático, é um processo que acaba por ser complicado, mas ainda assim não queremos deslistir, o calço é um bolo típico do concelho de Macedo de Cavaleiros e acho que não é só do interesse de Vale de Prados, obviamente que a feira e este evento tem retorno direto para Vale de Prados, mas não só”, refere.

No entanto, Raquel Costa realça que é preciso existir vontade política para que o processo avance.

“É necessário assessoria especializada, neste tipo de organização e do processo de todo o procedimento de certificação e que está além daquilo que é a capacidade da Junta de Freguesia, ou de mim, ou de quem a possa vir a representar. Quero acreditar que vai haver vontade política, tendo em conta não só esse retorno para Vale de Prados, mas para o concelho todo.”

As declarações foram feitas durante a terceira Feira do Calço e Mostra de Produtos Regionais, este fim de semana. Cristina Serva, produtora deste doce, também concorda que a certificação iria trazer mais valor ao produto.

“Era uma mais valia para a aldeia para a aldeia, não é? Era um reconhecimento Ee uma mais valia para a nossa região”, reforça.

Este doce típico da Páscoa é uma rosca doce, em forma de ferradura.

Farinha, ovos, azeite, fermento de padeiro, ou massa mãe, açúcar ou mel, e a raspa de laranja são os ingredientes que estão na base do calço.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário