O folar vai ser o rei da feira que se distingue pela forma tradicional de o produzir e com matéria prima proveniente da aldeia, como explica João Reis, presidente da junta de freguesia de Vilarinho de Agrochão:
“O folar ainda é realizado com os produtos da terra, tudo caseiro, ainda cozido num forno de lenha. As latas onde são cozidos, ainda são untadas com banha à maneira antiga. E ainda com tudo o que dá o porco. É tudo caseiro, desde os ovos, que lhe dá aquela cor amarela tão caraterística. Tudo isto tem influência na qualidade”.
Este ano, vai ser inaugurada uma exposição de pintura da autoria de Jaime Teixeira:
“Vamos repetir o programa com uma exposição de pintura, de pessoas da aldeia. É outro autor, que vive em Lisboa, mas daqui da freguesia. Vamos colocar em exibição no salão da junta”.
A feira conta com 30 expositores de diversas tipologias como fumeiro, doces, vinhos, artesanato entre outros produtos, em que sete são da aldeia e conta com expositores de Macedo, Mirandela e de concelhos vizinhos.
As expetativas são de receber cerca de 3 a 4 mil pessoas, acrescenta João Reis:
“São cerca de 3 a 4 mil pessoas que visitam. O ano passado também tivemos esta afluência de pessoas. Tem andado por esses números. Nós queríamos mais, mas as pessoas são cada vez menos”.
Do programa consta uma caminhada de cerca de 10 quilómetros, que já conta com 50 inscrições.
Também vai haver um passeio de motos turístico.
A animação musical estará a cargo de Paulo Fernandes & Chama Musical, Linha da Frente, Dj Fred, Safira e Augusto Canário.
Uma organização da junta de freguesia de Vilarinho de Agrochão, em parceira com o Município de Macedo de Cavaleiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário