Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Projeto ‘Radar Social’ apresentado em Sezulfe e Podence

 O projeto Radar Social que pretende identificar pessoas, famílias e grupos em situações de vulnerabilidade social ou em risco de pobreza e exclusão social, foi apresentado, ontem, em Sezulfe e Podence. A sessão pública vai percorrer todas as freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros.


O coordenador do projeto, Cláudios santos, explica quais são as principais áreas de intervenção.

“Podem haver situações, em que há maus tratos de crianças, situações de alcoolismo, situações em que há insuficiência de rendimentos, situações e, infelizmente, acontece bastante situações em que se verifica a perda da autonomia para a elaboração das tarefas do dia-a-dia…” aponta.

No concelho de Macedo de Cavaleiros, o radar social já foi apresentado em pelo menos 10 freguesias. A ideia é que esta equipa possa ser uma espécie de mediadora da população.

“O objetivo do projeto, no fundo, é ser o, digamos, o elo de ligação entre a pessoa sinalizada e as entidades a nível local, de forma a poder mediante de cada situação e cada caso, poderem encaminhar, essas situações da forma mais correta”, refere Claúdio Santos.

O presidente da Junta de Freguesia de Sezulfe, Jorge Pinto, destacou a importância do radar social, no terreno, visto que nas freguesias há população cada vez mais idosa.

“Acho que faz todo o sentido, todos os projetos que possam ser personalizados, digamos assim, porque cada caso é diferente, as pessoas que não sabem onde se dirigir, não sabem como devem proceder. Grande parte das vezes tentam pedir ajuda ao presidente da Junta de Freguesia, que tento encaminhar na medida do possível. Este projeto do município vai dar aqui uma grande ajuda”, sublinha.

Esta quarta-feira, o Radar Social ruma até Lamas e Corujas, para uma sessão pública.

O projeto é financiado no valor de 169302.59 euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), investimento RE-CO3-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, com uma duração de 27 meses.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário