Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Mogadouro: “Elevação a cidade é momento histórico que traz novas oportunidades e desafios” – António Pimentel

 O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro afirmou que a elevação de Mogadouro à categoria de cidade é um momento histórico, que traz novas oportunidades e desafios, como a captação de mais investimento e a criação de novos empregos.


“A passagem de Mogadouro à categoria de cidade é um momento histórico, que levou alguns anos a ser uma realidade. O estatuto de cidade vai funcionar como um catalisador para a atração de mais investimentos para o desenvolvimento do concelho”, afirmou António Pimentel.

O autarca mogadourense adiantou que já foi abordado por potenciais investidores externos, para a implementação dos seus negócios, numa altura que a cidade sofre intervenções na sua malha urbana e a criação de novos equipamentos como um ginásio polivalente, um matadouro municipal e uma clínica de saúde, com diversas valências médicas; entre outros equipamentos públicos que vão criar novos postos de trabalhos.

A cerimónia da elevação de Mogadouro a cidade, realizou-se no dia 1 de junho, com um programa religioso, cultural e de convívio que envolveu a população de todo o concelho.

Um dos destaques da cerimónia foi a missa campal, em honra do padroeiro de Mogadouro, São Mamede. A missa foi celebrada na Alameda de Nossa Senhora do Caminho e na homília, o padre Nélson Silva, lembrou a história da localidade.

“A importância histórica de Mogadouro foi reconhecida no século XIII, com a atribuição do foral, pelo Rei D. Afonso III. Percorridos 12 séculos, Mogadouro é agora elevada a cidade. Com este novo estatuto, Mogadouro ganha uma responsabilidade acrescida, a de continuar a crescer em cidadania e assumir o compromisso de acolher, proteger e edificar os cidadãos”, disse o párioco.

A celebração religiosa concluiu-se com a bênção da nova bandeira da cidade de Mogadouro e a procissão até à igreja matriz.


De seguida, na Alameda de Nossa Senhora do Caminho realizou-se a sessão solene comemorativa da elevação de Mogadouro a Cidade, com o hastear da nova bandeira da Cidade de Mogadouro e o canto do Hino Nacional, interpretado pela fadista, Kátia Guerreiro.

A sessão solene foi dedicada aos discursos institucionais e à entrega da nova bandeira da Cidade de Mogadouro, às freguesias e instituções do concelho.

Após a cerimónia, foi servido um almoço convívio na Alameda de Nossa Senhora do Caminho para toda a população.

A celebração da elevação de Mogadouro e Cidade prosseguiu durante a tarde, com os concertos musicais de Kátia Guerreiro, das Oficinas de Música do município e da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.


A Assembleia da República aprovou em 13 de março, na generalidade e por unanimidade, a elevação de Mogadouro à categoria de cidade.
O documento apresentado em fevereiro pelo grupo parlamentar do PSD e CDS-PP foi aprovado com aplausos de todas as bancadas.
O projeto de lei foi analisado na especialidade pela Comissão de Poder Local e Coesão Territorial, órgão que confirmou os requisitos legais para a elevação de Mogadouro.
No documento, os deputados parlamentares referem que "facilmente se conclui pela verificação dos requisitos legais" para que Mogadouro seja elevada à categoria de cidade.
De acordo com a legislação, pode ser elevada à categoria de cidade uma localidade que tiver mais de oito mil eleitores e pelo menos metade dos seguintes equipamentos: instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espetáculos e centro cultural, museus e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos e parques ou jardins públicos.
Em 26 de março, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto do parlamento, aprovado por unanimidade, que elevou a vila de Mogadouro à categoria de cidade.

Fonte: Lusa e HA

Sem comentários:

Enviar um comentário