Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

PJ detém 45 pessoas em Bragança, Lisboa, Porto e Setúbal por desviarem prestações sociais da Segurança Social

 Pensão de velhice, subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e abono de família foram as prestações que passaram a ser transferidas para contas bancárias controladas pelos suspeitos


45 pessoas foram detidas, hoje, em Bragança, Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, fortemente indiciadas pela prática de crimes de associação criminosa, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo e indevido, numa operação da Polícia Judiciária, na qual foram realizadas 51 buscas domiciliárias. Os detidos, 35 homens e 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, serão agora presentes à autoridade judiciária competente, no Ministério Público.

Segundo a PJ, a investigação “Constelações” permitiu apurar que, “pelo menos desde junho de 2024”, a organização conseguiu “aceder ilegitimamente” às contas pessoais de centenas de utentes do serviço Segurança Social Direta e “proceder à alteração do IBAN que estava registado para recebimento de diferentes prestações sociais”, como pensão de velhice, subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e abono de família. As prestações passaram, assim, a ser transferidas para contas bancárias controladas pelos suspeitos.

A PJ assinalou ainda que a organização é “constituída por vários grupos com ligações entre si”.

Até ao momento, foram identificadas 531 vítimas, muitas delas “especialmente vulneráveis”, que, conforme a polícia, “necessitavam daqueles rendimentos para sua sobrevivência”.

O prejuízo está estimado em cerca de 228 mil euros.

Na sequência das buscas domiciliárias procedeu-se à apreensão de equipamentos informáticos, documentação bancária e telemóveis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário