Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Município de Carrazeda de Ansiães abre portas ao Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador

 Núcleo, que fica instalado em Seixo de Ansiães, alarga a rede museológica dedicada aos ofícios tradicionais da região, através do Museu da Memória Rural


A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães abriu, ontem, o Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador.

Está na freguesia do Seixo de Ansiães, é de entrada gratuita e alarga a rede museológica dedicada aos ofícios tradicionais da região, através do Museu da Memória Rural. 

O presidente da Câmara, João Gonçalves, realça a boa vontade da família de Luís Carlos Mesquita, que foi ferreiro e ferrador na aldeia, entre 1947 e 2007. “Em vida passou a informação à família, de que concordava que o seu espólio fosse doado ao município, desde que houvesse esta intenção”. 

O filho do ferrador, José Mesquita, refere que a família se limitou a cumprir a vontade do pai. “O meu pai ofereceu a maior parte das coisas ainda em vida ao município. Quem fez a oferta não fomos nós, foi ele. Só nos limitámos a cumprir a vontade dele”. 

João Gonçalves realça que ao Município coube conseguir o espaço e o financiamento. 

O Museu da Memória Rural, localizado na freguesia de Vilarinho da Castanheira, é a casa central do projeto, de que também fazem parte os moinhos de rodízio da Ribeira do Couto, em Vilarinho; o moinho de vento, na vila de Carrazeda de Ansiães; e mais dois núcleos museológicos: o da telha, em Luzelos, e o do azeite, na Lavandeira.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário