Diz a lenda que foi nela que casaram Dom Pedro e Dona Inês de Castro.
Tem sido enquadrada no estilo românico, embora outros autores a vejam como gótica.
Nos séculos XVI, XVII e XVIII foi alvo de remodelações e ampliações: pela sua degradação, pela sua localização numa praça usada para diversas funções, incluindo correr touros, e por nela ter sede a confraria do Santo Cristo.
Destaque, no exterior, para o portal maneirista e, no interior, para a capela do Santo Cristo (seiscentista); no período barroco, a talha dourada invade a capela-mor, numa manifestação artística que visava fazer do templo uma Domus Aurea.
De notar, também, o painel de azulejos de 1929, assinalando a proclamação do general Sepúlveda que lançou a insurreição popular contra a invasão francesa, em 1808.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário