Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bragança - Cidade reconheceu o mérito dos seus cidadãos

Por: Ana Preto:
Bragança assinalou, no passado dia 20, os seus 547 anos como cidade, com a apresentação dos projectos de requalificação urbanística do antigo Forte de S. João de Deus e de valorização paisagística do Monte S. Bartolomeu e com uma cerimónia de atribuição de Medalha de Mérito e Diploma e de Reconhecimento de Mérito a personalidades que se destacam ao nível do ensino e educação, na cidadania e como embaixadores desta terra, fora da região. As comemorações culminaram com o espectáculo “Correr o Fado”. Segundo Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal, o objectivo para a área do Forte d São João de Deus é constituir uma zona para instalar habitação e comércio, uma vez que se trata de um espaço central da cidade, onde existem apenas serviços públicos, “o que cria uma disfuncionalidade no uso e vivência daquele espaço”, explicou. Vão ainda ser reestruturados os edifícios do municípios, e constituído um parque desportivo. Nível da área habitacional e de comércio, o município vai desde já definir o planeamento, embora, devido à crise da construção civil, possa demorar algum tempo até aquele espaço ser ocupado.
A parte das reestruturação dos serviços municipais deverá iniciar ainda este ano. Essa reestruturação compreende a instalação de balcão único de atendimento ao cidadão, que vai concentrar todas as valências de resposta aos cidadãos, num único espaço. Quanto à de valorização paisagística do Monte S. Bartolomeu não é um projecto de intervenção maciça, mas um projecto que terá de ser executado com tempo e “muito cuidado, escolhendo passo a passo os elementos construtivos e a forma da sua aplicação”, sublinhou Jorge Nunes. Para já, a Câmara iniciará uma colaboração com a Junta de Freguesia, na alameda de acesso ao monte de São Bento. A intervenção será feita, à medida que os recursos financeiros estejam disponíveis.

Os reconhecidos:

Relativamente homenagem prestada pelo município a alguns cidadãos segundo Jorge Nunes, trata-se de reconhecer o valor do trabalho realizado pela comunidade em geral, pelas empresas, pelas instituições. “Simbolicamente, essa valorizarão e essa distinção é feita num grupo restrito de cidadãos, para fortalecer a auto-estima, um sentido positivo de valorização da actividade da comunidade e da vida individual e colectiva”, disse. Esta foi também uma forma de lembrar, “o muito esforço e valentia de gerações passadas que têm engrandecido a história e a identidade da nossa terra”. Assim, Machado Rodrigues foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito. Na Categorias “Ensino-Educação” , receberam distinções o professor Francisco Cepeda e os ainda alunos Jorge Nogueiro e Salomão Fernandes. Na Categoria “Cidadania”, foram distinguidos Amândio Sernadela, Arnaldo Rodrigues, Celina Mesquita, Maria Alcina dos Santos, a Irmã Eduarda Siza Vieira, o P. Sobrinho Alves e Pedro Guerra. A Irmã Eduarda e Pedro Guerra trabalham ambos para o Centro Social e Paroquial de Santo Condestável, cuja direcção se congratulou com o reconhecimento público de Mérito destes colaboradores, a directora do Lar de S. Francisco e o Director de Serviços desta instituição. “A autarquia reconhece, assim, a dedicação de ambos aos mais necessitados, que ultrapassa largamente o âmbito do estrito desempenho das suas funções no seio do Centro Social e Paroquial de Santo Condestável”, sublinhou a direcção.
Na Categoria “Embaixador de Bragança” foram distinguidos Abílio Martins, Albano dos Santos, Amadeu Ferreira, Eduardo Ferreira da Lapa, José Manuel Chiotte e José Mário Leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário