O presidente da câmara de Vimioso admite estar "frustrado" pelos sucessivos pareceres negativos do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade ao projecto de construção de uma mini hídrica na ribeira de Angueira.
"O projecto teve início há cerca de nove anos e já é o quarto ou quinto parecer negativo da parte do ICNB ao empreendimento", frisou o autarca.
O empreendimento, orçado em cerca de 6 milhões de euros, contará com uma turbina geradora capaz de produzir 11.64 Gigawatts/hora (Gwh) de energia.
Trata-se de um empreendimento desenvolvido pela Hidroerg-Projetos Energéticos, Lda, em conjunto com as Câmaras de Vimioso e Mogadouro, destinado à produção de energia.
O aproveitamento hidroeléctrico será construído no troço final do rio Angueira, abrangendo as freguesias de Algoso e São Martinho do Peso.
A produção de energia será feita em regime de exploração a "fio-de-água", utilizando, apenas, os caudais "disponíveis após as utilizações prioritárias", nomeadamente para "fins ecológicos".
"Este projecto tem um elevado potencial económico para os dois municípios (Vimioso e Mogadouro). Actualmente geramos, em média, cerca de 5 por cento de receitas próprias, o que é muito pouco numa altura em que os municípios atravessam uma fase de supressão de verbas provenientes da administração central", frisou o autarca transmontano.
No entanto, o Estudo de Impacto Ambiental refere que a albufeira da barragem poderá ter impacto "negativo" na fauna e flora exigente nas margens da ribeira de Pau, nomeadamente ao nível de plantas como o bucho ou de animais como a lontra.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário