Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bragança - D. José convoca fiéis a segundas-feiras de oração

Foto: AP
Lectio Divina, na passada segunda-feira
Lectio Divina, na cripta da Catedral, durante a Quaresma.
Todas as segundas-feiras da Quaresma, na cripta da Catedral de Bragança, tem lugar a Lectio Divina Quaresmal de presidida por D. José Cordeiro, Bispo da diocese de Bragança-Miranda. A primeira realizou-se no passado dia 27 de Fevereiro e foi animada pelo Movimento Juventude Salesiana, de Mirandela, e Paróquia de S. Tiago, de Bragança. Este constituiu um momento de oração e escuta da Palavra que o Bispo da diocese pretende realizar durante a Quaresma. “É para nós um momento favorável do encontro com Cristo nesta Quaresma, cujo caminho tem uma meta que é a Páscoa no coração e na vida de cada um de nós”, explicou D. José Cordeiro.

Como sempre, a reflexão incide sobre o Evangelho do Domingo seguinte. Quem participa poderá, durante a semana interiorizar essa Palavra, a celebrar no Domingo.
Na passada segunda-feira, o Bispo diocesano recordou também a primeira escuta da palavra, experimentada no dia 5 de Dezembro de 2011, dinamizada pelo Moimento dos Convívios Fraternos e pelo grupo Ser Clave. Antes, na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, D. José celebrou a Eucaristia na Catedral que encheu com pessoas dispostas a ouvir a Palavra e a preparem-se da melhor forma para a Páscoa, a “meta da Quaresma”, como o Bispo Diocesano recordou. “A Quaresma não propõe nada de extraordinário a respeito das exigências fundamentais da vida cristã. Insiste e sublinha a nível pessoal e comunitário algumas dimensões sintetizadas no jejum, na esmola e na oração.
Como S. Paulo dizemos, simplesmente que a Quaresma é "um tempo favorável" para avaliar atentamente a nossa vida e torná-la mais conforme às exigências do baptismo”, explicou o Bispo diocesano, acrescentando que a “a imposição das cinzas é sinal de penitência, humildade, do fogo purificador e do combate pelo bem”. Este é, sobretudo, um tempo propício a “recuperar o sentido penitencial e baptismal da vida cristã”.
Durante este período, além da Lectio Divina, às segundas-feiras às 21h30, recordamos que D. José irá presidir à celebração, na Catedral de Bragança, da Missa de Domingo de Ramos, às 11h00, da Missa Crismal, Quinta-feira Santa, às 11h00 e, no mesmo dia, à Missa da Ceia do Senhor, às 18h00. Na Sexta-feira Santa, à 9h30, também na Catedral, têm lugar as Laudes da paixão do Senhor e, às 15h00, a Celebração da paixão do Senhor. No Sábado, também às 9h30 são celebradas a Laudes de Sábado Santo e às 22h00 inicia-se a Vigília Pascal. No Domingo da Páscoa da Ressurreição a Missa é celebrada na Catedral às 17h00.

Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário