Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bragança - Mulheres voluntárias apoiam doentes oncológicos


A funcionar há pouco mais de um mês, o gabinete do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Bragança, é um porto de abrigo para doentes oncológicos, principalmente para mulheres com cancro da mama.
Este espaço funciona no Centro de Saúde de Santa Maria, onde voluntárias que já venceram a doença transmitem palavras de esperança e dão conselhos a quem vive dias difíceis na sequência dos tratamentos.
 Lídia Alves, de 56 anos, é uma das utentes que frequenta este gabinete. Depois de várias idas ao Porto para fazer tratamentos, garante que no espaço do Movimento se sente em casa.
Etelvina Ala luta, aos 55 anos, contra um cancro da mama. Teve conhecimento deste apoio através da oncologista da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Agora é junto das voluntárias do Movimento que encontra uma palavra amiga.
Às palavras de conforto e à troca de experiências, as voluntárias do Movimento juntam o apoio ao nível dos acessórios essenciais para elevar a auto-estima a quem luta contra um cancro. A queda de cabelo é colmatada com perucas emprestadas. Se não fosse assim, Ivone Amado, responsável pelo Movimento Vencer e Viver em Bragança, não esconde que estes acessórios não estavam disponíveis à maioria das mulheres.
O apoio estende-se aos familiares dos doentes com cancro. Elisabete Raimundo é a voluntária responsável pelo apoio psico-oncológico. A psicóloga diz que muitas vezes os doentes conseguem superar melhor a doença do que a própria família. 
O Movimento Vencer e Viver está a dar os primeiros passos em Bragança, mas já tem projectos para alargar a sua acção aos concelhos de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário