Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Enxurrada provoca graves danos em Miranda do Douro

Uma "violenta" tromba de água que se abateu sobre a região de Sendim, Miranda do Douro, entre as 22h00 e as 00h00 de quinta-feira causou "grandes estragos", disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais.
"Uma área situada entre as localidades de Fonte de Aldeia, Sendim e Picote, foi devastada pela enxurrada", disse hoje à Lusa José Campos.
As populações contabilizam agora os danos e os bombeiros procedem à limpeza de estradas, caminhos e habitações e à desobstrução de pontos de escoamento de águas pluviais e ribeiros.
Segundo o comandante, há relato de culturas destruídas como vinhas, hortas, olivais e amendoais, entre outras culturas da época, onde "os prejuízos podem comprometer o rendimento agrícola de dezenas de pessoas".
"As terras estavam lavradas e a enxurrada levou tudo à frente, acabando por obstruir os cursos de água que correm nas imediações das localidades afetadas ",relatou José Campos.
Há também danos "consideráveis" a registar em algumas habitações e várias caves estão alagadas.
Contactado pela Agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Sendim disse que nunca viu nada assim. 
"A aflição das pessoas era grande para tentar salvar os seus bens. Viveram-se momentos de pânico", acrescentou Aquilino Ginjo.
Agora, o autarca de freguesia promete fazer um levantamento dos estragos causas pela tromba de água e enviar o relatório às entidades competentes, a fim de reclamar "ajudas para população afetada".

in:Correio da Manhã

1 comentário: