Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Miranda do Douro - Exposição recorda a história da ligação fronteiriça entre Miranda e Torregamones

Um rio separa Miranda do Douro, Portugal, de Torregamones, em Espanha. Transpor esta fronteira foi uma luta constante que culminou na abertura da passagem fronteiriça Miranda-Torregamones. Este momento da história inspira uma exposição que vai estar patente entre 10 de Julho e 10 de Setembro no Arquivo Municipal de Miranda do Douro.
Documentos e imagens da passagem entre Miranda do Douro, em Portugal, e Torregamones, em Espanha, vão estar expostos no Arquivo Municipal de Miranda do Douro nos próximos dois meses. 
A ligação dos dois territórios, que tinha como fronteira política o rio Douro, sempre foi um desejo dos mirandeses. Em 1961 foi construída uma barragem no local onde Miranda do Douro se aproxima de Torregamones. Os mirandeses empreenderam então diligências para ser construída uma ponte sobre o paredão da barragem.
Essa ponte seria inaugurada em 1974. Mas algumas dificuldades, como falta de acessos, só permitiram a abertura definitiva da ponte em 1978.
«A passagem fronteiriça entre Miranda e Torregamones é mais um dos exemplos dessa sageza de que se pretende dar nota nesta exposição», adianta o município mirandês.
A Câmara Municipal de Miranda do Douro sublinha ainda que «tal como nos dias de hoje, este processo foi uma luta árdua dos agentes locais contra a interioridade e o centralismo de Lisboa, e contra alguns interesses locais, regionais e ibéricos, que depois de um longo percurso, com avanços e recuos, culminou na abertura da passagem fronteiriça de Miranda-Torregamones».

Local: Arquivo Municipal de Miranda do Douro

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário