Nos dias 6, 7 e 8 de Junho vai decorrer em Carrazeda de Ansiães mais uma edição do “Ansiães na Idade Média”.
Durante estes dias a vila vai recuar até ao reinado de “Fernando Magno”, aos anos de 1055-1060, ainda antes da formação da nacionalidade, altura em que este monarca leonês concedeu a Ansiães a sua primeira carta de foral.
Este documento, considerado como o foral mais antigo atribuído em território nacional, contemplava, além de Ansiães, ainda mais quatro povoações do vale do Douro.
Durante estes dias, a vila de Carrazeda e o Castelo de Ansiães terão a reconquista cristã como pano de fundo, num conjunto de representações onde serão reconstituídos episódios e acontecimentos relativos à história local desse período.
Haverá em permanência pequenas tabernas com comeres e beberes instaladas na Praça do Pelourinho, além de uma “Ceia Histórica” que se realizará no dia 7 de Junho pelas 20.00 horas. A noite deste dia culminará com um grandioso espectáculo de fogo nocturno e uma encenação teatral.
No dia 8 de Junho, pelas 17 horas, o grupo de teatro “Passado Vivo” reconstituirá “O assalto Árabe ao Castelo de Ansiães”. Paralelamente e durante todos os dias deste evento irão decorrer diversas actividades no fundo de vila de Carrazeda de Ansiães, onde se incluem espectáculos musicais, demonstrações de falcoaria, artes circenses, malabarismo e cuspidores de fogo.
Com mais esta iniciativa o Município de Carrazeda de Ansiães pretende promover turisticamente o concelho, no propósito de difundir e divulgar a um cada vez maior número de pessoas o seu rico património histórico e cultural.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário