Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

'Ansiães na Idade Média' leva localidade até ao reinado de Fernando Magno

Nos dias 6, 7 e 8 de Junho vai decorrer em Carrazeda de Ansiães mais uma edição do “Ansiães na Idade Média”.
Durante estes dias a vila vai recuar até ao reinado de “Fernando Magno”, aos anos de 1055-1060, ainda antes da formação da nacionalidade, altura em que este monarca leonês concedeu a Ansiães a sua primeira carta de foral.
Este documento, considerado como o foral mais antigo atribuído em território nacional, contemplava, além de Ansiães, ainda mais quatro povoações do vale do Douro.
Durante estes dias, a vila de Carrazeda e o Castelo de Ansiães terão a reconquista cristã como pano de fundo, num conjunto de representações onde serão reconstituídos episódios e acontecimentos relativos à história local desse período.
Haverá em permanência pequenas tabernas com comeres e beberes instaladas na Praça do Pelourinho, além de uma “Ceia Histórica” que se realizará no dia 7 de Junho pelas 20.00 horas. A noite deste dia culminará com um grandioso espectáculo de fogo nocturno e uma encenação teatral.
No dia 8 de Junho, pelas 17 horas, o grupo de teatro “Passado Vivo” reconstituirá “O assalto Árabe ao Castelo de Ansiães”. Paralelamente e durante todos os dias deste evento irão decorrer diversas actividades no fundo de vila de Carrazeda de Ansiães, onde se incluem espectáculos musicais, demonstrações de falcoaria, artes circenses, malabarismo e cuspidores de fogo.
Com mais esta iniciativa o Município de Carrazeda de Ansiães pretende promover turisticamente o concelho, no propósito de difundir e divulgar a um cada vez maior número de pessoas o seu rico património histórico e cultural.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário