Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Agrupamento de Escolas Miguel Torga visita escolas no Brasil

Um grupo de professores e alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga visitou, pela primeira vez, vários estabelecimentos de ensino no estado do Pará, no Brasil.
O intercâmbio luso- amazónico, integrado no projecto “Conheça o seu Município”, permitiu a troca de experiências e permitiu conhecer diferentes realidades.
A sub-directora do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Fátima Fernandes, reconhece que os métodos de ensino são diferentes entre os dois países, mas assegura que há projectos que podem vir a ser desenvolvidos em conjunto. “Cada um de nós procura alguma coisa em ambos os modelos, porque há estratégias e métodos nossos que não se podem aplicar ao Brasil e nós também não podemos aplicar os deles. O que é interessante é essa troca de experiências, troca de conhecimentos. 
Por exemplo há muitos projectos que se podem fazer em termos de história, em termos de língua, a língua é a mesma mas é usada de forma muito diferente e poderia ser muito interessante conhecer a utilização do Português em ambas as comunidades, outras tem a ver com a História que nos une, e também a parte da Biologia e da Físico-Química, que tem muito para trabalhar e ver numa região como a Amazónia”, salienta Fátima Fernandes. 
Para os alunos esta é uma oportunidade de fazer novos amigos e de conhecerem diferentes realidades. “É conhecer novas realidades, é conhecer novos amigos, porque foi isso que ficou desses 15 dias. Viram várias escolas e muitas vezes quando visitavam escolas com menos equipamentos do que as nossas, os nossos alunos diziam que a nossa escola é muito bonita, tem todos os equipamentos, a que são davam valor depois de conhecer novas realidades”, realça a sub-directora do Agrupamento de Escolas Miguel Torga. 
Os alunos brasileiros deslocam-se a Bragança em Outubro deste ano, para conhecerem também a realidade portuguesa. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário