Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Trás-os-Montes - Um dia de cuscos na Aldeia de Fresulfe

Produto típico de Trás-os-Montes os cuscos são ainda hoje confeccionados em algumas aldeias do concelho de Vinhais. Nos dias 28 e 29 de Junho, em Fresulfe um encontro vai proporcionar aos participantes a aprendizagem sobre a confecção de cuscos. Uma iniciativa que inclui um passeio pedestre e prova da gastronomia local.
Os cuscos são obtidos a partir de trigo Barbela e são um exemplo da transformação de um recurso local num alimento que pode conservar-se durante largos meses.
A 28 e 29 de Junho a Associação Tarabelo, na aldeia de Fresulfe, concelho de Vinhais, propõe uma aula em torno dos cuscos. Isto numa iniciativa que conta com um almoço, projecção de um filme, passeio pedestre e jantar convívio.
«Este produto alimentar terá provavelmente chegado ao nosso país através da influência magrebina e, mais tarde, pelas práticas alimentares da comunidade judaica que encontrou, no passado, refúgio em território transmontano», pormenoriza a organização.
As inscrições para participar nesta Oficina de Cuscos Transmontanos podem ser feitas através do número 939 719 710 ou do e-mail associacaotarabelo@gmail.com

in:cafeportugal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário