Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Escuteiros de Bragança já têm sede própria

1964 - Acampamento e Casa na Árvore
 no Jardim da antiga Câmara Municipal de Bragança
Um sonho tornado realidade. Os escuteiros de Bragança inauguraram ontem a sua sede. 
O padre Estevinho Pires, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas recorda que os escuteiros do Agrupamento XVIII, andaram até agora sempre em casas emprestadas. 
Este é o primeiro passo para a construção daquilo a que os escuteiros chamam CEU, ou seja, Campo de Escutismo Urbano. Localiza-se no loteamento da misericórdia em Bragança, sendo o único campo de escutismo do país a localizar-se num terreno urbano, O CEU é um projecto orçado em mais de 150 mil euros. 
Esta primeira fase teve um custo de 40 mil euros, comparticipados em 20 mil pela Câmara Municipal de Bragança, que também cedeu o terreno. O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias considera que este é um passo importante para o desenvolvimento da actividade escutista.Já o chefe nacional dos escuteiros, Norberto Correia, elogia o local da instalação da nova sede e espera que contibua para cativar mais jovens para o Corpo nacional de Escutas.
Durante a inauguração houve ainda tempo para homenagear o chefe do agrupamento XVIII. Aos 78 anos Hernâni Portugal é o chefe de escuteiros, no activo, mais antigo do país e viu agora o seu nome atribuído a uma praceta localizada junto à nova sede.  Também o cónego Belarmino Afonso foi homenageado. Em memória do antigo assistente regional foi colocado uma escultura do seu busto no novo edifício. 
Sede
O grupo de amigos e antigos escuteiros que se uniram para ajudar o agrupamento a edificar a nova sede quer continuar a desenvolver actividades para conseguir os cerca de 18 mil euros que ainda estão por pagar. 
Em cima da mesa está também a fundação em Bragança da FNA, Fraternidade Nuno Álvares, uma associação de antigos escuteiros e que ainda não está representada no distrito de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário