Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Festa da Cereja de Alfândega da Fé: 10 toneladas comercializadas durante o certame

Chegou ao fim mais uma edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O evento, que decorreu de 6 a 8 de junho, trouxe muita gente ao recinto municipal de exposições, de tal forma que ao início da tarde de domingo o fruto esgotou.
A Cooperativa Agrícola, único produtor de cereja representado no certame, vendeu cerca de 10 toneladas de Cereja, escoando toda o stock disponível para o evento. O que é facto é que, apesar de a apanha decorrer em simultâneo com a Festa, a procura excedeu todas as expectativas. De acordo com os responsáveis não houve mãos a medir e só restou nas árvores a Cereja que não estava madura, consequência também do frio que se fez sentir nos últimos dias que não permitiu a maturação do fruto.
A autarquia e a Cooperativa Agrícola estão a contactar pessoas e grupos que se deslocaram para comprar a cereja no domingo à tarde e não conseguiram, de forma a encontrar uma maneira de disponibilizar a cereja de Alfândega da Fé a estes visitantes.
A apanha da cereja vai continuar a ser realizada nos próximos dias. Este fruto estará à venda na Cooperativa Agrícola que, excecionalmente, vai abrir portas no próximo fim-de-semana. Uma forma de tentar satisfazer a procura deste fruto que esgotou durante a Festa da cereja.
Mas se a cereja é a cabeça de cartaz desta Festa ela é também espaço privilegiado para a divulgação e comercialização de outros produtos locais como azeites, enchidos, amêndoa, mel, queijos e licores. Este ano também com algumas novidades à base de cereja, o Chupa-Chupa de cereja fez as delícias de miúdos e graúdos. A cerveja de Cereja continua a atrair a atenção de muitos, e a gastronomia que explora as potencialidades deste fruto foi um dos principais destaques da edição deste ano da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.
Os três dias de festa fizeram-se também com atividades culturais e desportivas, destaque para a representação da “Eterna Barca”, uma experiência de teatro comunitário que abordou a lenda e a história do Santuário e do Santo Antão da Barca no concelho incluindo a trasladação do Santuário devido à construção da Barragem do Baixo Sabor.
No final a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, principal organizadora do evento, faz um balanço positivo do mesmo destacando o papel da iniciativa enquanto montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais, sociais e turísticas.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário