Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Torre de Moncorvo: Passeio Pedestre da “Rota da Cigadonha” teve cerca de 150 participantes

Na manhã do dia 8 de Junho um grupo de cerca de 150 participantes partiu à descoberta da Rota da Cigadonha em Carviçais.
A caminhada teve início junto da antiga escola primária e durante 7 km foram percorridos caminhos bastante antigos e carregados de história. Descida a Calçada do Carvalhal, via de passagem utilizada pelas pessoas na sua rotina diária para os terrenos do carvalhal e Souto, foi atravessada a Ribeira do Carvalhal e o percurso seguiu em direção à Canelha das Lagas. 
Passou ainda pela Bouça das Almas, local onde houve uma batalha onde se bouçaram muitas almas e de onde se avista a Fraga do Rei, onde este terá pernoitado uma noite. Chegados à Cigadonha, decorreu uma pequena paragem para reforço e uma breve explicação sobre o castro que se avistava.
Os mais curiosos puderam ainda subir ao castro para ver os vestígios ainda aí existentes, como restos de muralhas pertencentes a um antigo castelo.
O passeio continuou atravessando a ribeira e passando pela Calçada da Cigadonha, sendo esta via antigamente utilizada como caminho de acesso aos terrenos e lameiros aí existentes e para as mulheres irem lavar ao ribeiro.
Os caminhantes puderam ver inscrita numa fraga a data desta calçada, 1776. Após 2 horas de caminhada a rota segue para a aldeia passando na Fraga da Lage e Fonte do Prado. No final realizou-se um almoço convívio e a entrega de diplomas a todos os participantes.
Um passeio bastante agradável que passou por lugares emblemáticos da história da aldeia de Carviçais e com paisagens deslumbrantes.
No percurso pedestre participaram também o Vice-Presidente a Câmara Municipal, Victor Moreira, e o Presidente da Junta de Freguesia de Carviçais, Francisco Braz.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário